Pular para o conteúdo principal

Postagens

Mostrando postagens de julho 1, 2011

Bandeira do Futuro Estado de Carajás

Emancipação de Tapajós é sonho antigo, diz historiador de Santarém

A ideia de emancipação e criação do estado de Tapajós já dura 188 anos, segundo o historiador Hélcio Amaral, 70 anos, que mora em Santarém (PA), cidade que é cotada como uma das candidatas a capital do novo estado. Ele disse que falta vontade política para garantir a divisão do Pará e que, se o Tapajós for realmente criado, terá  condições próprias de desenvolvimento econômico.  "Acho que mais do que importância, temos a necessidade de emancipar o Tapajós. Isso é histórico. No Brasil Colônia, o Norte foi separado em Norte e Sul. A primeira capital do Norte foi Ceará, a segunda foi São Luís, do Maranhão. A terceira foi Belém, que era a capital de Grão-Pará e São José do Rio Negro."

Emancipação em Santarém sobre a emancipação do Estado do Tapajós

Com a recente promulgação do plebiscito sobre a criação dos estados de Tapajós e de Carajás, que seriam divisões do território do Pará, o assunto voltou a ser a tônica em Santarém, que está cotada para ser a capital de Tapajós. Na cidade, a maioria dos moradores é favorável à criação do novo estado. A parte contrária está concentrada no entorno de Belém. De acordo com Ednaldo Rodrigues, secretário do movimento "Sim ao Tapajós", o assunto da emancipação é tratado por ele com menos emoção do que pelas pessoas que defendem a permanência do estado paraense como está. "Historicamente, esse tema do reordenamento político da Amazônia, especialmente sobre o estado Pará, tem quase 200 anos. Em 1823, pela primeira vez o governo imperial vislumbrou a possibilidade de criar uma província aqui. Até a publicação do plebiscito no Diário Oficial da União, em maio deste ano, são 188 anos de espera. Queremos debater."

O Pará Todo irá votar no dia do Plebiscito

Instigados pelos Decretos Legislativos 136 e 137 do Congresso Nacional, e tendo como relator o ministro Arnaldo Versiani, os ministros decidiram que: Regras: O Plebiscito para a criação dos Estados do Carajás e Tapajós se realizará no dia 11 de dezembro de 2011, um domingo; Toda a população do Pará deverá ser consultada; As perguntas que constarão na urna de votação serão: - Você é a favor da divisão do Pará para a criação do Estado do Carajás? - Você é a favor da divisão do Pará para a criação do Estado do Tapajós?

Como estimular os filhos a Estudar

1.Ler histórias com os filhos em casa é uma das principais dicas dos especialistas para despertar o interesse por livros nas crianças. 2.Os pais devem acompanhar, em parceria com a escola, como está a leitura dos filhos. Para isso, o contato com os professores é essencial. 3.Levar as crianças para visitar livrarias é uma boa opção. Presenteá-las com livros também é uma prática indicada pelos educadores. 4.Passeios por bibliotecas, públicas ou privadas, também ajudam a despertar o interesse. A escola deve estimular e pode acompanhar a ida. 5.Estimular a comunicação escrita com os filhos, por meio de bilhetes e e-mails, também é um modo de influenciar a criança a ler. 6.Além de livros, vale a pena incentivar as crianças a ler de tudo: jornais, revistas, gibis e até folhetos. Assim elas se sentem “parte do mundo”.