Pular para o conteúdo principal

Emancipação de Tapajós é sonho antigo, diz historiador de Santarém


A ideia de emancipação e criação do estado de Tapajós já dura 188 anos, segundo o historiador Hélcio Amaral, 70 anos, que mora em Santarém (PA), cidade que é cotada como uma das candidatas a capital do novo estado. Ele disse que falta vontade política para garantir a divisão do Pará e que, se o Tapajós for realmente criado, terá  condições próprias de desenvolvimento econômico. 
"Acho que mais do que importância, temos a necessidade de emancipar o Tapajós. Isso é histórico. No Brasil Colônia, o Norte foi separado em Norte e Sul. A primeira capital do Norte foi Ceará, a segunda foi São Luís, do Maranhão. A terceira foi Belém, que era a capital de Grão-Pará e São José do Rio Negro."

De acordo com ele, em 1850 o estado do Amazonas foi emancipado politicamente do Pará. "Então, é uma necessidade que o território do Pará seja dividido, porque é muito difícil administrar um território deste tamanho. Por exemplo, o município de Oriximiná tem cerca de 107 mil km² e é um pouco maior do que Portugal, que tem aproximadamente 94 mil km². O nosso território é muito grande para um homem só governar", disse o historiador.
"O sonho vem do Brasil Império. É um sonho antigo, mas um sonho real. Acho que Santarém tem maturidade, tem dez faculdades e uma universidade. Estamos formando pessoas que são capazes de dirigir."
Segundo ele, o Tapajós, se for criado, tem capacidade econômica para se desenvolver. "O que está faltando mesmo é vontade política. Por isso, Tapajós será o primeiro estado criado por plebiscito. Todos os outros estados foram criados por decreto lei. Precisamos dividir o Brasil para podermos nos desenvolver. Essa região precisa, há muito tempo, de um desenvolvimento mais efetivo."
G1

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Serial, Ativador do IDM - Internet Download Manager

Desconectado da internet, preencha seu nome, sobrenome e e-mail e cole um dos seriais a baixo. UT13R-7B61S-2RS4F-VW8HE M3EKY-43E5R-8F72Q-6YE5W Indicado: P7TUP-Q27PX-UWT7I-O6U8W Idicado: P7TUP-Q27PX-UWT7I-O6U8W Indicado: SV8SX-FAFRT-0HZGT-6UG7S VLHH3-DOT2L-GWSPV-8R51Y 2F16E-O72OO-FTKQZ-F7ANL 7XKBZ-G5IJL-J4YUG-TMDMD 71GYP-HD5L0-82FI3-CLM2V THVW6-EC16E-5LWIK-72MII LSA8Y-CJDSS-RVNUA-PX41R 1XQBI-1362I-SMN19-6UU4W 2181X-E34PF-5DCTY-8IJSU 8PFHC-XGH8R-HPRKI-OPQRX 8M74P-61O87-W41HY-GOCDB RNM8F-68WC9-NRYDI-X1YOY

Crianças fazendo sexo na internet?

Não estou motivando, e sim repreendendo.

Fazendeiro, Gilson Dantas (Xinguara) morre em acidente de Helicóptero.

  (Imagens do Helicóptero e de Gilson Dantas, em vida).  Fotos-Edmar Brito. O helicóptero do pecuarista  Gilson Roberto Dantas , residente em  Xinguara , caiu   no final da tarde de ontem,  (15)  no município de São Felix do Xingu, numa região de mata, com quatro pessoas a bordo, entre elas estavam o próprio  Gilson  e o piloto  Gerson Nichi . Hoje,  ( 16),  pela manhã os destroços da aeronave foram localizados por outro helicóptero que fazia buscas na região. Informações dão conta que não há sobreviventes do acidente. Uma equipe, por terra, tenta chegar ao local, enquanto um helicóptero da  Fazenda Santa Barbara  dar suporte aéreo.  Gilson havia adquido a aeronave há um ano, com o objetivo de utilizá-la em viagens pelas cidades e fazendas da região, uma forma que ele encontrou de dar mais agilidade e facilidade nos negócios com gado que empreendia diariamente na cidade, onde tinha um escritór...