Pular para o conteúdo principal

Postagens

Mostrando postagens de junho 29, 2012

PRÊMIO ECOFUTURO DE EDUCAÇÃO PARA A SUSTENTABILIDADE ABRE INSCRIÇÕES

As inscrições para o 3º Prêmio Ecofuturo de Educação para a Sustentabilidade já começaram. Voltada para educadores sociais e professores de todas as disciplinas e níveis de ensino, a iniciativa tem como objetivo estimular que os docentes realizem com seus alunos uma espécie de “Rio+20 local”. Para participar, os professores devem enviar ideias criativas de como educar fazendo da sustentabilidade uma ideia executável no cotidiano escolar e da comunidade. As respostas devem ser feitas em forma de narrativa, abordando o tema desse ano da premiação: “Rio+20 e eu com isso?”. As instituições e os educadores premiados ganharão uma coleção de livros, além da publicação do projeto em versão impressa e eletrônica. Os docentes vencedores receberão ainda R$ 5 mil. As  inscrições  estão abertas até 30 de setembro. Para ver mais orientações para o projeto, clique  aqui .

Esta deveria ser a condição das escolas públicas de um País que se orgulha de ser a 6ª maior Economia do Mundo?

Esta deveria ser a condição das escolas públicas de um País que se orgulha de ser a 6ª maior Economia do Mundo?

Enem 2012 tem número recorde de inscritos: 5,79 milhões

As provas acontecem nos dias 3 e 4 de novembro. Desde 2009, o exame é usado por instituições públicas de ensino superior como critério de seleção O Ministério da Educação (MEC) anunciou na quinta-feira que o  Exame Nacional do Ensino Médio (Enem)  registrou um número recorde de inscrições. Dos  mais de 6,4 milhões de pré-inscritos , 5.790.989 estão confirmados para participar do exame. É o maior número de todas as edições. A prova do Enem acontece nos dias 3 e 4 de novembro.   Do total de inscritos, 69,6% não precisaram pagar a taxa de 35 reais -- mais de 4 milhões de pessoas --, por serem concluintes de escolas públicas em 2012 ou terem se declarado pertencentes a famílias de baixa renda. Outros 30,4% efetuaram o pagamento, rendendo ao MEC a quantia de 61.643.155 reais.

Educação e trabalho: obstáculos para pessoas com deficiência no Brasil

Taxa de analfabetismo é mais elevada entre portadores de deficiência. Nova forma de questionário detecta que quase um em cada quatro brasileiros têm alguma necessidade especial Os dados do Censo Demográfico 2010 divulgados pelo IBGE nesta sexta-feira traçam um perfil detalhado dos portadores de deficiência no Brasil. Os números mostram o tamanho dos obstáculos enfrentados por essa grande fatia da população, equivalente a quase um em cada quatro residentes no país - de acordo com a nova forma de identificar necessidades especiais e limitações físicas. Entre as dificuldades adicionais, estão menor penetração no mercado de trabalho, rendimento menor, nível de instrução mais baixo e taxa de analfabetismo mais elevada. A deficiência visual é a mais comum, atingindo 45,6 milhões de pessoas em 2010. Ela era a mais frequente tanto entre homens (16,0%) quanto mulheres (21,4%), seguida da deficiência motora (13,3 milhões, 5,3% para homens e 8,5% para mulheres), auditiva (9,7 milhões, 5,3% p...

Educação Pública no Brasil!

Enquanto nossos governantes decidem entre desviar verbas públicas ou investir na indústria do entretenimento, nossas Escolas Públicas padecem sem investimento algum! Na foto, a precariedade no transporte escolar da rede pública do Ceará, que infelizmente só faz aumentar a evasão escolar deste Estado.

Educação Para nós!

Dica: Educação Para nós!

Precisaremos de ‘três planetas’ em 2050, diz estudo

O relatório Living Planet, publicado a cada dois anos pela WWF reunindo dados científicos sobre o meio ambiente, aponta para uma constatação alarmante: de acordo com o estudo, se os recursos naturais continuarem a ser utilizados no atual ritmo, precisaremos de quase três planetas em 2050 para atender à humanidade. O relatório dedica um espaço especial ao período de 20 anos entre as conferências Eco 92 e Rio+20, e conclui que, apesar dos esforços da ONU, as condições do planeta pioraram no periodo. O protocolo de Kyoto, estabelecido em 92, não apresentou resultados positivos no período. O acordo, que tinha como base compromissos mais rígidos por parte dos países para a redução das emissões dos gases que agravam o efeito estufa, foi rejeitado pelos EUA, país que mais polui no mundo. Recentemente, o Canadá alegou não conseguir atender às exigências do acordo. Apesar de os esforços de nações como Reino Unido, que aprovou lei em 2008 que projeta a  redução de 80%...