Pular para o conteúdo principal

Precisaremos de ‘três planetas’ em 2050, diz estudo


O relatório Living Planet, publicado a cada dois anos pela WWF reunindo dados científicos sobre o meio ambiente, aponta para uma constatação alarmante: de acordo com o estudo, se os recursos naturais continuarem a ser utilizados no atual ritmo, precisaremos de quase três planetas em 2050 para atender à humanidade.
O relatório dedica um espaço especial ao período de 20 anos entre as conferências Eco 92 e Rio+20, e conclui que, apesar dos esforços da ONU, as condições do planeta pioraram no periodo.

O protocolo de Kyoto, estabelecido em 92, não apresentou resultados positivos no período. O acordo, que tinha como base compromissos mais rígidos por parte dos países para a redução das emissões dos gases que agravam o efeito estufa, foi rejeitado pelos EUA, país que mais polui no mundo.
Recentemente, o Canadá alegou não conseguir atender às exigências do acordo. Apesar de os esforços de nações como Reino Unido, que aprovou lei em 2008 que projeta a  redução de 80% nas emissões de gases no país até 2050, os resultados ainda são discretos.

A água é outra questão preocupante. De acordo com o relatório, quase um terço da população mundial sofre com a seca em pelo menos um mês do ano. O estudo lembra ainda que o assunto foi pouco debatido no encontro de 1992, mas que soluções são urgentes para o momento.


Jim Laepe, diretor geral da WWF, mostrou otimismo, mas não omite a gravidade da situação: “Nós temos a capacidade de criar um futuro próspero com comida, água e energia para os 9 ou 10 bilhões de pessoas que vão habitar o planeta em 2050, mas apenas se todos nós — governos, comunidades, cidadãos — nos prepararmos para esse desafio”, afirmou Laepe à Veja. E completou: “Vinte anos após a histórica Cúpula da Terra, a Rio+20 pode e deve ser o momento para os governos entrarem em acordo sobre um novo caminho para a sustentabilidade. É uma oportunidade única para haver uma congregação de comprometimento, em que países de diferentes regiões, como a bacia do Congo e o Ártico, se unam para o melhor uso de recursos que eles compartilham; em que empresas que competem no mercado unam forças para incorporar a sustentabilidade em suas cadeias de produção e para que passem a fornecer produtos que utilizem menos recursos; em que os fundos soberanos e de pensões passem a investir mais em empregos verdes”
O relatório aponta para avanços também. Houve um aumento na eficiência do uso dos recursos naturais e diminuição nos índices de desmatamento. Além disso,  ocorreu um aumento de 45% na eficiência agrícola, apesar de fazer questão de afirmar que o planeta não pode mais arcar com os impactos ecológicos desse aumento. Outro ponto positivo foi a mudança de perfil da pesca. As técnicas tradicionais estão sendo substituídas pela produção sustentável de peixes, como uma forma de evitar a escassez crescente dos mares.
Não teremos disponíveis três planetas em 2050. Por isso, o relatório aponta para a necessidade de uma atitude imediata por parte da sociedade.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Serial, Ativador do IDM - Internet Download Manager

Desconectado da internet, preencha seu nome, sobrenome e e-mail e cole um dos seriais a baixo. UT13R-7B61S-2RS4F-VW8HE M3EKY-43E5R-8F72Q-6YE5W Indicado: P7TUP-Q27PX-UWT7I-O6U8W Idicado: P7TUP-Q27PX-UWT7I-O6U8W Indicado: SV8SX-FAFRT-0HZGT-6UG7S VLHH3-DOT2L-GWSPV-8R51Y 2F16E-O72OO-FTKQZ-F7ANL 7XKBZ-G5IJL-J4YUG-TMDMD 71GYP-HD5L0-82FI3-CLM2V THVW6-EC16E-5LWIK-72MII LSA8Y-CJDSS-RVNUA-PX41R 1XQBI-1362I-SMN19-6UU4W 2181X-E34PF-5DCTY-8IJSU 8PFHC-XGH8R-HPRKI-OPQRX 8M74P-61O87-W41HY-GOCDB RNM8F-68WC9-NRYDI-X1YOY

Crianças fazendo sexo na internet?

Não estou motivando, e sim repreendendo.

Fazendeiro, Gilson Dantas (Xinguara) morre em acidente de Helicóptero.

  (Imagens do Helicóptero e de Gilson Dantas, em vida).  Fotos-Edmar Brito. O helicóptero do pecuarista  Gilson Roberto Dantas , residente em  Xinguara , caiu   no final da tarde de ontem,  (15)  no município de São Felix do Xingu, numa região de mata, com quatro pessoas a bordo, entre elas estavam o próprio  Gilson  e o piloto  Gerson Nichi . Hoje,  ( 16),  pela manhã os destroços da aeronave foram localizados por outro helicóptero que fazia buscas na região. Informações dão conta que não há sobreviventes do acidente. Uma equipe, por terra, tenta chegar ao local, enquanto um helicóptero da  Fazenda Santa Barbara  dar suporte aéreo.  Gilson havia adquido a aeronave há um ano, com o objetivo de utilizá-la em viagens pelas cidades e fazendas da região, uma forma que ele encontrou de dar mais agilidade e facilidade nos negócios com gado que empreendia diariamente na cidade, onde tinha um escritór...