Parauapebas o segundo maior exportador do Brasil - Parauapebas supera São Paulo em exportações

A combinação entre a valorização do preço das commodities e a redução do peso dos produtos industrializados na pauta de vendas do Brasil para o exterior provocou, neste ano, alterações no mapa dos principais municípios exportadores do país. O município de Parauapebas tornou-se assim o segundo maior exportador no Brasil, na frente até da capital industrial São Paulo. Leia mais







exportaoA combinação entre a valorização do preço das commodities e a redução do peso dos produtos industrializados na pauta de vendas do Brasil para o exterior provocou, neste ano, alterações no mapa dos principais municípios exportadores do país. O município de Parauapebas tornou-se assim o segundo maior exportador no Brasil, na frente até da capital industrial São Paulo.
Veja a reportagem da Folha e compare 
aqui com as denúncias sobre a baixa percentagem das royalties e as inadimplências no pagamento das mesmas pela Vale.
Segundo dados do Ministério do Desenvolvimento consolidados até setembro, a cidade de São Paulo perdeu a primeira posição no ranking das maiores exportadoras, posto que ocupava ao menos desde 2006. Agora, ocupa o terceiro lugar.
"Além da situação conjuntural, do aumento do valor das matérias-primas, influi o fato de que São Paulo está se tornando um centro de atuação do setor de serviços, com a transferência de indústrias para o interior", afirma o secretário de Comércio Exterior do ministério, Welber Barral.
Desde janeiro, o município de Angra dos Reis passou a liderar a lista. Sua pauta de exportações é bastante concentrada: 99,41% de tudo o que é vendido ao exterior se refere a petróleo, sendo o principal porto de escoamento da commodity no país.
A concentração em exportações de commodities também é uma realidade do segundo colocado no ranking dos exportadores.
Parauapebas, no Pará, que, já em agosto, deixou a capital paulista para trás, deve seu bom desempenho nas exportações à mineração. Mais de 96% do que vende é minério de ferro, e o restante, composto de manganês.

Fonte: Mário Sérgio Lima, para a Folha de São Paulo, 25 de outubro 2010 - íntegra disponível para assinantes do UOL e do jornal

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Serial, Ativador do IDM - Internet Download Manager

Alfabeto Binário A -a

Número da ANATEL, Telefone da ANATEL (0800) - Entre em contato com a ANATEL

Caso de Joana Marcenal: Falso médico atende menina e Pai da menina Joanna diz estar abalado com a morte da filha