Pular para o conteúdo principal

Além do que se vê


Nunca falou-se tanto em meio ambiente, impacto ambiental, reciclagem, poluição e aquecimento global quanto nos dias atuais. Mas essas idéias, hoje amplamente difundidas, começaram lá na década de 70, através dos hippies que pregavam a interação e o respeito a natureza, ficando erroneamente estereotipado desta forma. Esse movimento ficou conhecido como “Peace and Love”.
Até bem pouco tempo atrás, a preocupação com o meio ambiente era vista como “frescura” ou “gente maluca que não tem nada melhor pra fazer”. Hoje em dia tudo mudou. Mas, o quanto isso é bom? De lá pra cá, tivemos conferências importantes (as mais significativas foram a de Estocolmo, em 72, e a do Rio, em 92), que contaram com a participação de ONG´s e chefes de Estado. Algumas conquistas, sem dúvida alguma, aconteceram. E a principal delas é a atenção dada ao tema, antes restrito somente a poucos grupos.
O modelo de desenvolvimento e consumo atual, predatório, ainda está longe de ser modificado. Isso porque há muitos interesses em jogo. A mídia, principalmente a televisiva, é uma grande formadora de opiniões. Pode influenciar nas decisões mais importantes que um país pode e deve tomar. Então, cada vez mais vemos comerciais e programas com temáticas ambientais, dando dicas e fazendo propaganda do que determinado fabricante ou produto faz para preservar. Mas repare que, estes comerciais são, provavelmente, um incentivo para o consumo. Seja para que você troque de carro, compre um guarda-roupa, uma TV, um celular, etc.
É impossível fazer algo significativo para preservar o meio ambiente sem, primeiro, frear o impulso consumista que nos move. E os grandes fabricantes, que são quem realmente ganham com isso, claro, jamais divulgarão informações e ideias como estas.
É preferível dizer que, ao comprar determinado produto, mudas de árvores serão plantadas.
Digo isso para tentar lançar luz ao fato de que, desde os primórdios do movimento ambientalista, muito pouco de efetivo foi feito. Conceitos equivocados ainda estão arraigados no consenso geral e poucos são os que conseguem enxergar além do que nos dizem os meios de comunicação.
Daí a importância de uma Educação Ambiental diferenciada, ampla e ousada. Esse é o grande paradigma do século 21.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Serial, Ativador do IDM - Internet Download Manager

Desconectado da internet, preencha seu nome, sobrenome e e-mail e cole um dos seriais a baixo. UT13R-7B61S-2RS4F-VW8HE M3EKY-43E5R-8F72Q-6YE5W Indicado: P7TUP-Q27PX-UWT7I-O6U8W Idicado: P7TUP-Q27PX-UWT7I-O6U8W Indicado: SV8SX-FAFRT-0HZGT-6UG7S VLHH3-DOT2L-GWSPV-8R51Y 2F16E-O72OO-FTKQZ-F7ANL 7XKBZ-G5IJL-J4YUG-TMDMD 71GYP-HD5L0-82FI3-CLM2V THVW6-EC16E-5LWIK-72MII LSA8Y-CJDSS-RVNUA-PX41R 1XQBI-1362I-SMN19-6UU4W 2181X-E34PF-5DCTY-8IJSU 8PFHC-XGH8R-HPRKI-OPQRX 8M74P-61O87-W41HY-GOCDB RNM8F-68WC9-NRYDI-X1YOY

Crianças fazendo sexo na internet?

Não estou motivando, e sim repreendendo.

Número da ANATEL, Telefone da ANATEL (0800) - Entre em contato com a ANATEL

Você que está cansado de está nas mãos dessas operadoras irresponsáveis, que não te dão os atendimentos devidos... aqui está o número da ANATEL ligue e faça eles te ligarem horas depois e te darem todo o atendimento necessário; Os novos números de contato da ANATEL são: Atedimento normal: 1331 Pessoas com deficiência auditiva,  1332,  De segunda a sexta-feira, nos dias úteis, das 8h às  Contato pelo formulário online, clique no link abaixo: Atendimento On-line NOTÍCIAS SOBRE ANATEL: ---------------------------------------------------------- TCU vai auditar operadoras de celular e Anatel Por que a Banda Larga (ainda) não é de todos Novo Regulamento da Anatel vem defender os direitos do consumidor de telecom Consumidores avaliam qualidade dos serviços de telecomunicação Saiba o que perguntar antes de contratar serviços de telecomunicações Comente via Facebook: