Pular para o conteúdo principal

Que belo comentário... Jorge Clésio

Os graves problemas ambientais que atualmente se apresentam como a grande ameaça ao futuro da humanidade são provenientes do modelo de exploração dos recursos naturais implantado com a Revolução Industrial e o fortalecimento do capitalismo como sistema político e econômico.




A exploração sem limites da natureza, a expansão do consumo e consequente produção de resíduos podem tornar improdutivas e inabitáveis amplas áreas territoriais, alterando as paisagens, contaminando os recursos hídricos e inviabilizando a produção de alimentos saudáveis. A contaminação das águas continentais e oceânicas, do ar e do solo por fertilizantes nitrogenados é um dos graves problemas causados pela agricultura industrial. A substituição de áreas nativas por florestas exóticas afeta negativamente a macro e a micro biodiversidades, tornando os solos improdutivos e concentrando a propriedade das terras. As mudanças e alterações climáticas são inevitáveis e as catástrofes daí decorrentes originam refugiados ambientais que literalmente não tem para onde ir.



Irresponsabilidades como a da BP e governo dos USA no Golfo do México é mais um episódio que demonstra a falta de planejamento e de compromissos das corporações e governos com a natureza. A esperança dos capitalistas e mega empreendimentos está nas novas tecnologias como a biologia sintética, a nanotecnologia e a geoengenharia como resposta aos problemas ambientais. A COP-15 (15ª Conferência das Partes da ONU, Copenhague, dezembro/2009) em que 184 países estiveram presentes, foi um fracasso para o futuro e um retrocesso em relação ao Protocolo de Kyoto de 1997.
 
Considerando a urgência de alterar as relações de produção e consumo e preservar para as futuras gerações um ambiente saudável e com condições de suprir suas necessidades de sobrevivência, os Trabalhadores em Educação presentes no 7º Congresso do CPERS Sindicato assumem como sua responsabilidade a luta por um ambientalismo coerente e engajado na construção de um novo modelo de sociedade, solidária, democrática e sustentável, em que o crescimento econômico e tecnológico esteja vinculado ao desenvolvimento social, cultural e ético dos seres humanos. A Educação Ambiental não pode ser acessório de ações, atitudes e mecanismos imediatistas e simplificados que se tornam auxiliares do mercado. Deve ser preventiva, internacionalista e presente em todos os níveis de ensino, possibilitando a construção da autonomia humana e das sociedades como protagonistas do futuro. As questões ambientais devem ser anexadas às reivindicações, lutas e mobilizações com um caráter anticapitalista e revolucionário, estando presente nos projetos políticos das organizações dos trabalhadores e seus aliados (sindicatos, centrais sindicais, estudantes, movimentos de desempregados, sem tetos, sem terras, pequenos agricultores, indígenas, movimento negro, etc.).

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Serial, Ativador do IDM - Internet Download Manager

Desconectado da internet, preencha seu nome, sobrenome e e-mail e cole um dos seriais a baixo. UT13R-7B61S-2RS4F-VW8HE M3EKY-43E5R-8F72Q-6YE5W Indicado: P7TUP-Q27PX-UWT7I-O6U8W Idicado: P7TUP-Q27PX-UWT7I-O6U8W Indicado: SV8SX-FAFRT-0HZGT-6UG7S VLHH3-DOT2L-GWSPV-8R51Y 2F16E-O72OO-FTKQZ-F7ANL 7XKBZ-G5IJL-J4YUG-TMDMD 71GYP-HD5L0-82FI3-CLM2V THVW6-EC16E-5LWIK-72MII LSA8Y-CJDSS-RVNUA-PX41R 1XQBI-1362I-SMN19-6UU4W 2181X-E34PF-5DCTY-8IJSU 8PFHC-XGH8R-HPRKI-OPQRX 8M74P-61O87-W41HY-GOCDB RNM8F-68WC9-NRYDI-X1YOY

Crianças fazendo sexo na internet?

Não estou motivando, e sim repreendendo.

Fazendeiro, Gilson Dantas (Xinguara) morre em acidente de Helicóptero.

  (Imagens do Helicóptero e de Gilson Dantas, em vida).  Fotos-Edmar Brito. O helicóptero do pecuarista  Gilson Roberto Dantas , residente em  Xinguara , caiu   no final da tarde de ontem,  (15)  no município de São Felix do Xingu, numa região de mata, com quatro pessoas a bordo, entre elas estavam o próprio  Gilson  e o piloto  Gerson Nichi . Hoje,  ( 16),  pela manhã os destroços da aeronave foram localizados por outro helicóptero que fazia buscas na região. Informações dão conta que não há sobreviventes do acidente. Uma equipe, por terra, tenta chegar ao local, enquanto um helicóptero da  Fazenda Santa Barbara  dar suporte aéreo.  Gilson havia adquido a aeronave há um ano, com o objetivo de utilizá-la em viagens pelas cidades e fazendas da região, uma forma que ele encontrou de dar mais agilidade e facilidade nos negócios com gado que empreendia diariamente na cidade, onde tinha um escritór...