Sérgio Machado Rezende
Em 1963, formou-se em engenharia eletrônica pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC/RJ). Dois anos depois, em 1965, obteve o mestrado em física peloInstituto Tecnológico de Massachusetts (MIT) nos Estados Unidos e em 1967, odoutorado também pelo MIT.
Já em 1968 se tornou professor de física da PUC/RJ, onde permaneceu até o final de1971, quando saiu já como professor titular. Foi professor visitante nas universidadesEstadual de Campinas (Unicamp) em 1972 e da California (Santa Bárbara), Estados Unidos, em 1976 e 1984. Desde 1972 é professor titular do departamento de física da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), onde já foi, inclusive, seu diretor. Também foi orientador de 30 alunos de mestrado e de doutorado na UFPE.
Vida política
Iniciou sua carreira política em 1986, no terceiro governo de Miguel Arraes, em Pernambuco, como Secretário Estadual de Ciência, Tecnologia e Meio Ambiente. Em 1989, participou das articulações que levaram à criação da Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia de Pernambuco (Facepe), a primeira FAP do Nordeste com o ex-ministro e governador de Pernambuco, Eduardo Campos. De 2001 a 2003, na Prefeitura de Olinda foi secretário do Patrimônio, Ciência e Cultura.
Em 2003, assumiu a presidência da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep). Foi mantido no cargo quando o então ministro Eduardo Campos assumiu o ministério, ambos já haviam trabalhados juntos no governo Arraes e na articulação da Facepe. Só saiu em 2005 para substituir o próprio Eduardo Campos no ministério de Ciência e Tecnologia, onde está até hoje.
Comentários
Postar um comentário