Pular para o conteúdo principal

Temperaturas atingem níveis alarmantes no Pará - Um dos verões mais quentos do estado do Pará

As regiões sul e sudeste do Estado enfrentam um dos verões mais rigorosos dos últimos anos, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) no Pará. Conceição do Araguaia é um dos municípios com a situação mais preocupante. Na última quarta-feira (15), a temperatura registrada no início da tarde foi de 41,3°, na sombra. A sensação térmica chegou a 42°.


Aliada às altas temperaturas, a umidade relativa do ar em alguns municípios chegou a menos de 30%, índice considerado crítico pela Organização Mundial de Saúde (OMS) e Instituto Meteorológico Mundial, já que começa a afetar a saúde humana.

Alguns municípios estão há mais de quatro meses sem registrar chuvas. E a previsão do Inmet é que as primeiras chuvas só caiam na última semana de setembro. Ou seja, mais duas semanas na seca. De acordo com José Raimundo Abreu, coordenador do Inmet no Pará, o período mais crítico do verão nas duas regiões foi entre julho e agosto, e agora já está acabando. “Durante as últimas semanas, a média das temperaturas foi de 35° a 39º, com sensação térmica de até 42°”, disse.

O calor se agrava na região, também, pelo fogo das queimadas, muitas nesta época do ano. Os efeitos das altas temperaturas atingem tanto a população das zonas rural quanto urbana. A falta de água nos leitos de alguns rios, por exemplo, que cortam propriedades rurais também se constitui num fator agravante.

Em Rondon do Pará, a pastagem está muito seca, o gado e animais de pequeno porte sofrem com o forte calor. Produtores rurais já estão enfrentando dificuldades com o clima seco, que atrapalhar o preparo da terra para o plantio da próxima safra. Produtores de hortaliças também padecem porque as verduras e legumes mal são colhidos e já ficam murchos, não aguentando chegar em boas condições de consumo aos mercados.


Na opinião de Antonio Carvelhi, o “Bitinguinha”, morador de Santana do Araguaia, sul do Estado, um estado de calamidade pública está prestes a se instalar, apesar das providências tomadas para conter a situação. “Considero o desastre ambiental deste ano mais grave do que aconteceu em 1980, quando o excesso de chuvas provocou a cheia do rio Araguaia e a inundação territorial do atual distrito de Barreira do Campo”, relembra o morador do município desde 1970.

“Naquela época, a rápida ação da Defesa Civil e a imediata retirada de seus moradores para uma outra área emergencial, evitou consequências piores. Hoje a situação está tão grave que as balsas que fazem a travessia Caseara/Barreira do Campo (Porto da Balsa) estão encalhando”.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Serial, Ativador do IDM - Internet Download Manager

Desconectado da internet, preencha seu nome, sobrenome e e-mail e cole um dos seriais a baixo. UT13R-7B61S-2RS4F-VW8HE M3EKY-43E5R-8F72Q-6YE5W Indicado: P7TUP-Q27PX-UWT7I-O6U8W Idicado: P7TUP-Q27PX-UWT7I-O6U8W Indicado: SV8SX-FAFRT-0HZGT-6UG7S VLHH3-DOT2L-GWSPV-8R51Y 2F16E-O72OO-FTKQZ-F7ANL 7XKBZ-G5IJL-J4YUG-TMDMD 71GYP-HD5L0-82FI3-CLM2V THVW6-EC16E-5LWIK-72MII LSA8Y-CJDSS-RVNUA-PX41R 1XQBI-1362I-SMN19-6UU4W 2181X-E34PF-5DCTY-8IJSU 8PFHC-XGH8R-HPRKI-OPQRX 8M74P-61O87-W41HY-GOCDB RNM8F-68WC9-NRYDI-X1YOY

Crianças fazendo sexo na internet?

Não estou motivando, e sim repreendendo.

Fazendeiro, Gilson Dantas (Xinguara) morre em acidente de Helicóptero.

  (Imagens do Helicóptero e de Gilson Dantas, em vida).  Fotos-Edmar Brito. O helicóptero do pecuarista  Gilson Roberto Dantas , residente em  Xinguara , caiu   no final da tarde de ontem,  (15)  no município de São Felix do Xingu, numa região de mata, com quatro pessoas a bordo, entre elas estavam o próprio  Gilson  e o piloto  Gerson Nichi . Hoje,  ( 16),  pela manhã os destroços da aeronave foram localizados por outro helicóptero que fazia buscas na região. Informações dão conta que não há sobreviventes do acidente. Uma equipe, por terra, tenta chegar ao local, enquanto um helicóptero da  Fazenda Santa Barbara  dar suporte aéreo.  Gilson havia adquido a aeronave há um ano, com o objetivo de utilizá-la em viagens pelas cidades e fazendas da região, uma forma que ele encontrou de dar mais agilidade e facilidade nos negócios com gado que empreendia diariamente na cidade, onde tinha um escritór...