Pular para o conteúdo principal

Abdômen e abdomens: “Abdômen” tem acento, mas “abdomens” não

“Em tom professoral e segurando uma varinha, o ministro da Defesa falou em ‘restos de corpos’ e ‘abdomensintactos’ sem a menor cerimônia.” 
A dúvida que a passagem suscitou diz respeito à acentuação gráfica da palavra “abdomens”. Afinal, deveria haver aí um acento?
Muito bem. É bom que se diga, de início, que são corretas as formas “abdome” (sem acento), “abdômen” (com acento circunflexo, no Brasil) e “abdômen” (com acento agudo, em Portugal).
O acento é necessário às palavras paroxítonas terminadas em “n”, como ocorre mão só com “abdômen” mas também com “pólen”, “hífen”, “próton” e tantas outras. O problema aparece no plural. Por quê?
As palavras paroxítonas terminadas em “-em” e “-ens” não são graficamente acentuadas e o motivo disso é o sistema de oposições de acentuação do português. Como as oxítonas de mesma terminação são obrigatoriamente acentuadas (porém, alguém, ninguém, parabéns, vinténs etc.), as paroxítonas não o são (jovem, homem, item, itens, hífens, polens, abdomensetc.).
O que leva à confusão, entretanto, é o fato de uma palavra ter acento no singular e não o ter no plural. No singular, as paroxítonas terminadas em “n” recebem acento. Ao serem pluralizadas, algumas deixam de ter o acento (somente aquelas terminadas em “-ens”). Assim: hífen e hifens, pólen e polens, abdômen e abdomens etc.

Fonte:
Thaís Nicoleti de Camargo
colunas.gazetaweb.globo.com/

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Serial, Ativador do IDM - Internet Download Manager

Desconectado da internet, preencha seu nome, sobrenome e e-mail e cole um dos seriais a baixo. UT13R-7B61S-2RS4F-VW8HE M3EKY-43E5R-8F72Q-6YE5W Indicado: P7TUP-Q27PX-UWT7I-O6U8W Idicado: P7TUP-Q27PX-UWT7I-O6U8W Indicado: SV8SX-FAFRT-0HZGT-6UG7S VLHH3-DOT2L-GWSPV-8R51Y 2F16E-O72OO-FTKQZ-F7ANL 7XKBZ-G5IJL-J4YUG-TMDMD 71GYP-HD5L0-82FI3-CLM2V THVW6-EC16E-5LWIK-72MII LSA8Y-CJDSS-RVNUA-PX41R 1XQBI-1362I-SMN19-6UU4W 2181X-E34PF-5DCTY-8IJSU 8PFHC-XGH8R-HPRKI-OPQRX 8M74P-61O87-W41HY-GOCDB RNM8F-68WC9-NRYDI-X1YOY

Crianças fazendo sexo na internet?

Não estou motivando, e sim repreendendo.

Fazendeiro, Gilson Dantas (Xinguara) morre em acidente de Helicóptero.

  (Imagens do Helicóptero e de Gilson Dantas, em vida).  Fotos-Edmar Brito. O helicóptero do pecuarista  Gilson Roberto Dantas , residente em  Xinguara , caiu   no final da tarde de ontem,  (15)  no município de São Felix do Xingu, numa região de mata, com quatro pessoas a bordo, entre elas estavam o próprio  Gilson  e o piloto  Gerson Nichi . Hoje,  ( 16),  pela manhã os destroços da aeronave foram localizados por outro helicóptero que fazia buscas na região. Informações dão conta que não há sobreviventes do acidente. Uma equipe, por terra, tenta chegar ao local, enquanto um helicóptero da  Fazenda Santa Barbara  dar suporte aéreo.  Gilson havia adquido a aeronave há um ano, com o objetivo de utilizá-la em viagens pelas cidades e fazendas da região, uma forma que ele encontrou de dar mais agilidade e facilidade nos negócios com gado que empreendia diariamente na cidade, onde tinha um escritór...