Pular para o conteúdo principal

Trombose ameaça 41% dos brasileiros

O alto risco de desenvolver trombose atinge 41,4% dos brasileiros. O dado é de uma pesquisa que ouviu mais de mil pessoas em todo o país para avaliar o grau de conhecimento da população sobre trombose e embolia pulmonar, doenças associadas.

Pessoas com alto risco têm grande probabilidade de desenvolver o problema caso sejam hospitalizadas. Isso porque imobilização e infecções, além de cirurgias, são situações propícias para a coagulação do sangue dentro das veias.

"Se forem internadas por uma pneumonia ou um problema cardíaco, por exemplo, essas pessoas precisam de medidas de profilaxia", diz Ana Thereza Rocha, professora colaboradora do Serviço de Pneumologia do Hospital Universitário Professor Edgard Santos, da Universidade Federal da Bahia. 

PREVENÇÃO

A prevenção inclui de drogas até uso de meias elásticas e prática de caminhadas.

A pesquisa, divulgada ontem, foi encomendada por sociedades brasileiras de angiologia e cirurgia vascular e de pneumologia e tisiologia e laboratório Sanofi-Aventis.

O risco de trombose foi avaliado por meio de um questionário específico que mediu fatores como idade, peso e histórico de doenças.

Outro problema apontado pelo relatório é que essas pessoas praticam menos atividade física, têm mais excesso de peso e fumam mais -conhecidos agravantes do problema.

Além disso, mais da metade dos brasileiros não conhece sintomas ou consequências da trombose. Na média geral, 43% já ouviram falar da doença, mas não sabem citar medidas de prevenção.

Sobre embolia pulmonar, a complicação mais preocupante da trombose, o grau de desconhecimento é ainda maior: quase 80% não sabem o que significa ou nunca ouviram falar no assunto.

"O resultado não surpreende porque mesmo entre os médicos não é feita uma avaliação de risco de forma rotineira nos pacientes hospitalizados", diz Rocha.

Em geral, apenas 40% a 50% dos pacientes internados, em média, são avaliados. Essa taxa só costuma aumentar com a implantação de protocolos específicos.

Desde 2007 o Brasil vem adotando estratégias para reduzir a incidência da trombose nos hospitais.

O programa zona livre de tromboembolismo venoso, presente em vários países e em 124 instituições brasileiras, usa educação continuada e palestras para ajudar os profissionais da saúde a identificar pacientes de risco e adotar procedimentos para prevenir o problema.

No Hospital São Camilo, a profilaxia nessas pessoas subiu de 54,3% em 2007 para 88% no ano passado.

"São medidas de fácil implantação", diz João Gonçalves Pantoja, superintendente médico da Rede D'Or.

No Hospital Barra D'Or, no Rio de Janeiro, o programa foi implantado em 2008 e já conta com quase 100% de adesão às recomendações.

EXERCÍCIO NÃO É LIGADO À PREVENÇÃO

Entrevistados no estudo acham que exercícios são apenas um meio para ter um corpo bonito: 36% fazem ginástica só por motivos estéticos. Só 7% praticam para prevenir doenças. Menos da metade dos que têm alto risco de trombose se exercita -e míseros 2% querem ativar a circulação com a malhação.


Fonte:
gazetaweb.globo.com/

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Serial, Ativador do IDM - Internet Download Manager

Desconectado da internet, preencha seu nome, sobrenome e e-mail e cole um dos seriais a baixo. UT13R-7B61S-2RS4F-VW8HE M3EKY-43E5R-8F72Q-6YE5W Indicado: P7TUP-Q27PX-UWT7I-O6U8W Idicado: P7TUP-Q27PX-UWT7I-O6U8W Indicado: SV8SX-FAFRT-0HZGT-6UG7S VLHH3-DOT2L-GWSPV-8R51Y 2F16E-O72OO-FTKQZ-F7ANL 7XKBZ-G5IJL-J4YUG-TMDMD 71GYP-HD5L0-82FI3-CLM2V THVW6-EC16E-5LWIK-72MII LSA8Y-CJDSS-RVNUA-PX41R 1XQBI-1362I-SMN19-6UU4W 2181X-E34PF-5DCTY-8IJSU 8PFHC-XGH8R-HPRKI-OPQRX 8M74P-61O87-W41HY-GOCDB RNM8F-68WC9-NRYDI-X1YOY

Crianças fazendo sexo na internet?

Não estou motivando, e sim repreendendo.

Como ganhar mais acessos em meu site: Técnicas diretas e eficientes

 Ter um site é fácil. Fazer com que ele tenha acessos reais e relevantes é o verdadeiro desafio. Se você está se perguntando “como ganhar mais acessos no meu site?” , este artigo vai direto ao ponto com estratégias comprovadas , sem enrolação. 1. Otimize para o Google (SEO) ✅ O que fazer: Use palavras-chave relevantes no título, subtítulos e corpo do texto. Escreva conteúdos originais e completos. Crie URLs curtas e amigáveis. Implemente links internos e externos de qualidade. Certifique-se de que o site carrega rápido e funciona bem no celular. Ferramentas úteis: 🔍 Google Search Console, Ahrefs, Ubersuggest, PageSpeed Insights 2. Produza Conteúdo de Qualidade (Blog) Um blog ativo é um ímã de tráfego orgânico . Publique artigos que resolvam dúvidas reais do seu público. Exemplos: “Como economizar na conta de luz” “Melhores ferramentas para freelancers em 2025” “O que é criptomoeda e como funciona” Dica técnica: Crie conteúdos evergreen (sempre ...