Pular para o conteúdo principal

Ministra defende mais investimentos para áreas protegidas na Amazônia

Durante encontro na 10ª Conferência das Partes sobre Diversidade Biológica(COP-10) em Nagoia, no Japão, a ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, disse, nesta quarta-feira (27/10), que a comunidade internacional precisa reconhecer a importância do trabalho dos países amazônicos na criação de áreas protegidas, e que deve fornecer apoio financeiro necessário para dar continuidade a programas estabelecidos com este objetivo.
De acordo com Izabella Teixeira, os países amazônicos já investem cerca de US$100 milhões de dólares anuais na manutenção das áreas protegidas. No entanto, segundo representantes de governos regionais, ainda há a necessidade de um aporte extra de, no mínimo, US$ 150 milhões anuais para esses projetos.
"É preciso ainda investir cerca de 500 milhões de dólares em infraestrutura para que essas áreas possam ter níveis básicos de consolidação", explicou.
Para a ministra, dada a importância global do bioma amazônico, uma parte significativa dessa lacuna financeira deve ser coberta de forma adequada e previsível por meio de investimentos de outros governos e instituições financeiras internacionais.
"O bioma amazônico tem um papel fundamental no sistema climático global, contribuindo com a circulação atmosférica tropical e com a manutenção das chuvas no continente americano. Além disso, o bioma tem quase 10% das reservas globais em ecossistemas terrestres", ressaltou Izabella.
Ela lembrou que 75% de todas as áreas protegidas criadas no mundo entre 2003 e 2009 estão na Amazônia. Isso representa 2,16% de todas as áreas protegidas do planeta.
"Com cerca de 6,6 milhões de quilômetros quadrados, a Amazônia abriga mais da metade das florestas tropicais do mundo, possui a maior bacia hidrográfica - com cerca de 15% a 20% da água doce do planeta- e uma das áreas com maior biodiversidade do globo", avaliou a ministra.
No evento, diretores de áreas protegidas dos nove países amazônicos apresentaram o primeiro relatório regional de implementação do Programa de Trabalho de Áreas Protegidas da CDB na Amazônia.
"Estes dados são fundamentais para o resultado positivo do indicador de áreas protegidas do último Panorama Global de Biodiversidade", disse.
Ministros e representantes dos países amazônicos também confirmaram interesse em trabalhar de forma conjunta para a conservação da região. Eles divulgaram um plano de ação para a região previsto para o período de 2011 a 2020.
"Esperamos poder trabalhar juntos nessa iniciativa de conservação regional da Amazônia e também contribuir para o sucesso da COP-10", afirmou a ministra Izabella Teixeira.
"Precisamos reconhecer o trabalho que já foi feito até agora, com resultados impressionantes, mas também fornecer um aparato técnico e político para que esses programas tenham continudade''.

www.aquiacontece.com.br

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Serial, Ativador do IDM - Internet Download Manager

Desconectado da internet, preencha seu nome, sobrenome e e-mail e cole um dos seriais a baixo. UT13R-7B61S-2RS4F-VW8HE M3EKY-43E5R-8F72Q-6YE5W Indicado: P7TUP-Q27PX-UWT7I-O6U8W Idicado: P7TUP-Q27PX-UWT7I-O6U8W Indicado: SV8SX-FAFRT-0HZGT-6UG7S VLHH3-DOT2L-GWSPV-8R51Y 2F16E-O72OO-FTKQZ-F7ANL 7XKBZ-G5IJL-J4YUG-TMDMD 71GYP-HD5L0-82FI3-CLM2V THVW6-EC16E-5LWIK-72MII LSA8Y-CJDSS-RVNUA-PX41R 1XQBI-1362I-SMN19-6UU4W 2181X-E34PF-5DCTY-8IJSU 8PFHC-XGH8R-HPRKI-OPQRX 8M74P-61O87-W41HY-GOCDB RNM8F-68WC9-NRYDI-X1YOY

Crianças fazendo sexo na internet?

Não estou motivando, e sim repreendendo.

Número da ANATEL, Telefone da ANATEL (0800) - Entre em contato com a ANATEL

Você que está cansado de está nas mãos dessas operadoras irresponsáveis, que não te dão os atendimentos devidos... aqui está o número da ANATEL ligue e faça eles te ligarem horas depois e te darem todo o atendimento necessário; Os novos números de contato da ANATEL são: Atedimento normal: 1331 Pessoas com deficiência auditiva,  1332,  De segunda a sexta-feira, nos dias úteis, das 8h às  Contato pelo formulário online, clique no link abaixo: Atendimento On-line NOTÍCIAS SOBRE ANATEL: ---------------------------------------------------------- TCU vai auditar operadoras de celular e Anatel Por que a Banda Larga (ainda) não é de todos Novo Regulamento da Anatel vem defender os direitos do consumidor de telecom Consumidores avaliam qualidade dos serviços de telecomunicação Saiba o que perguntar antes de contratar serviços de telecomunicações Comente via Facebook: