O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE segue coletando dados para o Censo 2010. O Censo é uma pesquisa realizada de dez em dez anos com a finalidade de reunir informações de toda a população brasileira.
Veja abaixo a quantas anda a apuração do Censo 2010 até o dia de hoje ( outubro de 2010), nas principais regiões do país:
- Porcentagem de pessoas apuradas na Região Norte: 99,6%;
- Porcentagem de pessoas apuradas na Região Nordeste: 96,19%;
- Porcentagem de pessoas apuradas na Região Sudeste: 95,22%;
- Porcentagem de pessoas apuradas na Região Sul: 96,83%;
- Porcentagem de pessoas apuradas na Região Centro Oeste: 97,96%.
- Porcentagem de pessoas apuradas em todo o Brasil: 96,28%.
A Veja de outubro de 2010 publicou uma matéria sobre a operação montada pelo IBGE para realizar o Censo. Leia abaixo alguns números dessa operação:
- 230 mil pessoas foram recrutadas para a empreitada;
- Cada recenseador é responsável por aproximadamente 37 quilômetros quadrados de território;
- Estão sendo usados 500 barcos para transportar os recenseadores em municípios sem acesso por terra;
- A cidade de São Paulo concentra o maior número de nacionalidades. São 111, dentre os quais estão japoneses, chineses e italianos. É o local com a maior diversidade no país.
Em síntese, o Censo serve para reunir diversas informações atualizadas sobre a população e planejar ações de empreendimento, infra-estrutura, melhorias.
O Censo e o Meio Ambiente
O Censo tem uma ligação muito estreita com o meio ambiente. Depois que todos os números forem levantados e um mapa completo do Brasil tiver sido realizado, o poder público poderá enxergar melhor onde os investimentos deverão ser feitos, por exemplo. Dentro desse escopo, ele poderá traçar políticas públicas em benefício da educação, da habitação, do saneamento básico, dentre outros quesitos.
Saber, por exemplo, quem usa a rede encanada de esgoto, quem utiliza fossas, quem descarta esgoto a céu aberto, é essencial para o meio ambiente. Ao investir em saneamento básico, o governo investe também na preservação ambiental de seus rios, represas, lagos, córregos, lagoas, lençóis freáticos e outros mananciais.
Conhecer os aspectos educacionais do Brasil atual é primordial para que os pesquisadores, os pedagogos, os ecologistas, e outros profissionais possam desenvolver novos sistemas de ensino que abranjam a sustentabilidade e a educação ambiental.
Ao desvendar a problemática habitacional no país, os pesquisadores em conjunto com o poder público poderão desenvolver projetos de habitações ecológicas, mais baratas e sustentáveis para a população. O Censo é uma ferramenta de levantamento de informações que serve a diversos empreendimentos, dentre eles, os ambientais e os que promovem a sustentabilidade. Por esse motivo, reafirmamos sua eficácia, que é garantida pela participaçao – essencial – de toda a população.
Fonte:
http://essetalmeioambiente.com
Comentários
Postar um comentário