Pular para o conteúdo principal

Cacoal lembra o Dia Mundial de Luta Contra a AIDS

Desde 1998 o Brasil passou a ter o dia 1º de dezembro como o Dia Mundial de Luta Contra a AIDS, este ano não poderia ser diferente, com o slogan “Eu me cuido e você?” o Brasil inteiro se mobilizou através de ações que despertassem na população a importância da prevenção. Em Cacoal a Secretaria Municipal de Saúde – SEMUSA, também aderiu à causa e promoveu atividades voltadas para a problemática.

No município as atividades começaram a ser realizadas no dia 30 de novembro, com o teste rápido de HIV, realizado no Serviço de Atendimento Especializado – SAE, que detecta o vírus imediatamente após o teste, ele é realizado por uma enfermeira capacitada para o aconselhamento, caso o resultado dê positivo. Já no dia 1º de dezembro, a SEMUSA realizou um pit stop na Avenida Porto Velho com a participação de enfermeiras, agentes de saúde e o núcleo de educação em saúde, onde fizeram a distribuição de preservativos e panfletos explicativos sobre DST/AIDS.


As Unidades Básicas de Saúde – UBS e as Unidades de Saúde da Família – USF, também participaram da campanha, com atividades educativas, através de palestras orientando a população sobre as formas de prevenção, tratamento e contaminação e também realizaram a distribuição de preservativos e panfletos. No dia dois de dezembro a Unidade Village do Sol seguiu com a programação, onde também realizou o teste rápido de HIV.

Segundo a coordenadora do DST/AIDS Michele Rosa para está ação a secretaria focou os jovens, tendo em vista que a maioria se mostra distantes da realidade do perigo de contraírem o vírus, onde acabam praticando sexo sem proteção, “Os jovens de hoje não conheceram o mundo antes do HIV. Muitos já morreram e, no entanto, e os que ficam continuam achando que são seres inatingíveis, diante disso iremos continuar incentivando os jovens a prevenção”, disse Michele.

Em Cacoal do período de 1992 a abril de 2010, já foram notificados pelo Serviço de Epidemiologia 135 casos de soropositivos, sendo 119 residentes do município. Nesse período também foram registrados 12 gestantes soropositivos, sendo 11 de Cacoal, porém é importante ressaltar que dessas gestantes, dez das crianças que elas esperavam e que completaram dois anos estão negativas para o HIV. Tendo sido registrado em Cacoal apenas um caso em uma criança de dois meses de vida sendo portadora de AIDS em 2003.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Serial, Ativador do IDM - Internet Download Manager

Desconectado da internet, preencha seu nome, sobrenome e e-mail e cole um dos seriais a baixo. UT13R-7B61S-2RS4F-VW8HE M3EKY-43E5R-8F72Q-6YE5W Indicado: P7TUP-Q27PX-UWT7I-O6U8W Idicado: P7TUP-Q27PX-UWT7I-O6U8W Indicado: SV8SX-FAFRT-0HZGT-6UG7S VLHH3-DOT2L-GWSPV-8R51Y 2F16E-O72OO-FTKQZ-F7ANL 7XKBZ-G5IJL-J4YUG-TMDMD 71GYP-HD5L0-82FI3-CLM2V THVW6-EC16E-5LWIK-72MII LSA8Y-CJDSS-RVNUA-PX41R 1XQBI-1362I-SMN19-6UU4W 2181X-E34PF-5DCTY-8IJSU 8PFHC-XGH8R-HPRKI-OPQRX 8M74P-61O87-W41HY-GOCDB RNM8F-68WC9-NRYDI-X1YOY

Crianças fazendo sexo na internet?

Não estou motivando, e sim repreendendo.

Fazendeiro, Gilson Dantas (Xinguara) morre em acidente de Helicóptero.

  (Imagens do Helicóptero e de Gilson Dantas, em vida).  Fotos-Edmar Brito. O helicóptero do pecuarista  Gilson Roberto Dantas , residente em  Xinguara , caiu   no final da tarde de ontem,  (15)  no município de São Felix do Xingu, numa região de mata, com quatro pessoas a bordo, entre elas estavam o próprio  Gilson  e o piloto  Gerson Nichi . Hoje,  ( 16),  pela manhã os destroços da aeronave foram localizados por outro helicóptero que fazia buscas na região. Informações dão conta que não há sobreviventes do acidente. Uma equipe, por terra, tenta chegar ao local, enquanto um helicóptero da  Fazenda Santa Barbara  dar suporte aéreo.  Gilson havia adquido a aeronave há um ano, com o objetivo de utilizá-la em viagens pelas cidades e fazendas da região, uma forma que ele encontrou de dar mais agilidade e facilidade nos negócios com gado que empreendia diariamente na cidade, onde tinha um escritór...