França envia avião ao Haiti para trazer crianças adotadas
Primeiro grupo de 318 crianças órfãs será adotado por famílias francesas. Futuros pais viajam na aeronave
Partiu da França nesta terça-feira com destino ao Haiti o avião que transportará um primeiro grupo de crianças adotadas por famílias francesas, que abrigarão no total mais de 300 menores que perderam os pais no devastador terremoto de janeiro, indicou o ministério francês das Relações Exteriores.
"Um avião fretado pelo ministério das Relações Exteriores e Europeias deixou Paris na manhã desta terça-feira rumo a Porto Príncipe para levar até a França um primeiro grupo de crianças haitianas em processo de adoção por famílias francesas", explica um comunicado oficial.
A bordo da aeronave viajam os pais adotivos dos pequenos, além de uma equipe da chancelaria francesa e uma equipe médica. Um segundo voo está previsto para quinta-feira. A operação levará ao todo 318 crianças haitianas, que viajarão com uma autorização consular de caráter excepcional, já que é impossível obter um passaporte no Haiti por motivos logísticos.
A autorização consular foi resultado de um acordo bilateral entre a França e o Haiti após o terremoto de janeiro, que matou 250.000 pessoas. Outros países, como Estados Unidos e Espanha, também decidiram acelerar os trâmites para a adoção de crianças haitianas.
A ministra francesa das Relações Exteriores, Michele Alliot Marie, disse no sábado que a operação conta com o apoio das autoridades haitianas e da Missão das Nações Unidas no Haiti (MINUSTAH).
Cerca de mil crianças haitianas estavam em processo de adoção antes do terremoto. Desde então, 700 já deixaram o país para viver com suas novas famílias.
Ultimo Segundo
Comentários
Postar um comentário