Prêmio Nobel da Paz é entregue simbolicamente "a uma cadeira vazia"

Classificada pela China como uma farsa política, ocorreu nessa sexta-feira (10) em Oslo a cerimônima de entrega do Prêmio Nobel da Paz, ao dissidente Liu Xiaobo, de 54 anos. O presidente do comitê de premiação, Thorbjørn Jagland, lamentou a ausência. Classificou a China como uma ditadura, defendeu a inocência do dissidente e exigiu que o regime comunista liberte o laureado.


Como a China não liberou a viagem de qualquer membro da família de Xiaobo (nem a libertação do próprio), sendo inclusive alguns mantidos em prisão domiciliar, um assento vazio e uma enorme foto de Liu sorrindo simbolizaram o dissidente na cerimônia. Depois de discursar, Jagland colocou o prêmio Nobel na cadeira, em meio aos aplausos.


Obama diz:
Nós lamentamos que o premiado não esteja aqui hoje. Ele está em isolamento numa prisão no nordeste da China e tampouco pôde sua mulher Liu Xia ou seus parentes mais próximos estarem aqui conosco. Nenhuma medalha ou diploma portanto serão entregues hoje. Isso por si só mostra o quanto este prêmio foi necessário e apropriado

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Serial, Ativador do IDM - Internet Download Manager

Alfabeto Binário A -a

Brasil cumpre apenas 2 de 51 metas de preservação, diz ONG