Pular para o conteúdo principal

NASA mostra todas as faces do Sol

Como parte da missão STEREO (Solar Terrestrial Relations Observatory), em 2006 a NASA enviou dois satélites para a órbita solar, mas em direções opostas. Ontem, ambos chegaram ao seu destino.


Os satélites STEREO A e STEREO B atingiram uma posição onde poderiam estar frente-a-frente, não fosse estar entre eles o Sol. As suas posições são exetamente opostas, o que permite assim capturar a imagem completa do astro-rei.


Este projeto visa a captação de imagens do Sol no centro da nossa galáxia, por forma a registar os níveis de energia e matéria que fluem do Sol para a Terra.


Nos últimos quatro anos, desde outubro de 2006, data do lançamento dos STEREO, os satélites foram tirando imagens da superfície solar, o que permitiu aumentar o nosso conhecimento dos fenómenos que nos afetam.


Como o vídeo refere, no Sol acontecem vários fenómenos, caso de "erupções e tempestades solares", cuja influência é sentida no nosso planeta já que são capazes de "perturbar os nossos sistemas de navegação e de comunicação". Esta é uma consequência da maior dependência tecnológica.


"Assim, se para proteger as nossas casas são necessárias as melhores previsões climatéricas, proteger estes sistemas requer as melhores previsões das condições climatéricas espaciais".


Colaboração com observatório espacial


Até agora a previsão do clima espacial era feita apenas com base na face visível do Sol. Com os satélites STEREO, desde domingo será possível ter uma visão completa da superfície e da atmosfera do astro-rei durante os próximos oito anos.


Como o vídeo mostra, os satélites não são, nem se tornarão, geoestacionários e irão continuar o seu percurso na órbita solar. No entanto, durante os próximos oito anos será ainda assim possível ter uma visão completa do Sol graças à captação de imagens em quatro comprimentos de onda diferente, no extremo da radiação ultra-violeta, e ao trabalho conjunto com a SDO (Solar Dynamics Observatory), observatório espacial que a NASA lançou há cerca de um ano para estudar o campo magnético solar e as suas interferências no nosso planeta.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Serial, Ativador do IDM - Internet Download Manager

Desconectado da internet, preencha seu nome, sobrenome e e-mail e cole um dos seriais a baixo. UT13R-7B61S-2RS4F-VW8HE M3EKY-43E5R-8F72Q-6YE5W Indicado: P7TUP-Q27PX-UWT7I-O6U8W Idicado: P7TUP-Q27PX-UWT7I-O6U8W Indicado: SV8SX-FAFRT-0HZGT-6UG7S VLHH3-DOT2L-GWSPV-8R51Y 2F16E-O72OO-FTKQZ-F7ANL 7XKBZ-G5IJL-J4YUG-TMDMD 71GYP-HD5L0-82FI3-CLM2V THVW6-EC16E-5LWIK-72MII LSA8Y-CJDSS-RVNUA-PX41R 1XQBI-1362I-SMN19-6UU4W 2181X-E34PF-5DCTY-8IJSU 8PFHC-XGH8R-HPRKI-OPQRX 8M74P-61O87-W41HY-GOCDB RNM8F-68WC9-NRYDI-X1YOY

Crianças fazendo sexo na internet?

Não estou motivando, e sim repreendendo.

Número da ANATEL, Telefone da ANATEL (0800) - Entre em contato com a ANATEL

Você que está cansado de está nas mãos dessas operadoras irresponsáveis, que não te dão os atendimentos devidos... aqui está o número da ANATEL ligue e faça eles te ligarem horas depois e te darem todo o atendimento necessário; Os novos números de contato da ANATEL são: Atedimento normal: 1331 Pessoas com deficiência auditiva,  1332,  De segunda a sexta-feira, nos dias úteis, das 8h às  Contato pelo formulário online, clique no link abaixo: Atendimento On-line NOTÍCIAS SOBRE ANATEL: ---------------------------------------------------------- TCU vai auditar operadoras de celular e Anatel Por que a Banda Larga (ainda) não é de todos Novo Regulamento da Anatel vem defender os direitos do consumidor de telecom Consumidores avaliam qualidade dos serviços de telecomunicação Saiba o que perguntar antes de contratar serviços de telecomunicações Comente via Facebook: