Pular para o conteúdo principal

Projeto quer seguro para catadores


Um projeto de lei apresentado pela deputada federal Elcione Barbalho (PMDB-PA) quer garantir aos catadores de caranguejos, durante o período da “andada” (quando a coleta do crustáceo é proibida por lei) o mesmo benefício de seguro-desemprego já conquistado pelos pescadores profissionais.

O projeto de lei 1.186/2007 deve ser levado ao Plenário da Câmara Federal no primeiro semestre deste ano. Ele assegura o pagamento do benefício do seguro-desemprego ao trabalhador que se encontre em situação de desemprego involuntário. “É uma questão de justiça assegurar um mínimo de subsistência a esses trabalhadores, para que eles tenham a sua dignidade humana assegurada”, reforçou a deputada.
Os períodos de defeso valem para os Estados do Pará, Maranhão, Piauí e Bahia, que respondem pela maior parte da produção do caranguejo-uçá no país. As multas - que são aplicadas pela Polícia Ambiental - por capturar ou comercializar esse tipo de caranguejo, vão de R$ 700 a R$ 100 mil.

Para se ter uma ideia desse consumo, somente no Delta do rio Parnaíba, que fica na divisa do Maranhão com o Piauí, são capturados cerca de 1,3 milhão de caranguejos por dia nos períodos de menor demanda, entre junho e julho. A partir do final de março até o meio do ano e de meados de agosto até dezembro, a captura do caranguejo-uçá chega a cerca de dois milhões de unidades por dia. Aproximadamente 4.500 catadores são os responsáveis por essa produção, trabalhando em média seis horas por dia durante cinco dias por semana.

De acordo com o projeto de lei, assim como acontece com os pescadores, para ter direito ao benefício, o segurado deve possuir inscrição no INSS como segurado pessoal e comprovante de pelo menos dois recolhimentos em nome próprio. Não pode estar gozando de nenhum outro benefício previdenciário e deve possuir atestado da colônia de pescadores a que esteja filiado.

 Diário do Pará

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Serial, Ativador do IDM - Internet Download Manager

Desconectado da internet, preencha seu nome, sobrenome e e-mail e cole um dos seriais a baixo. UT13R-7B61S-2RS4F-VW8HE M3EKY-43E5R-8F72Q-6YE5W Indicado: P7TUP-Q27PX-UWT7I-O6U8W Idicado: P7TUP-Q27PX-UWT7I-O6U8W Indicado: SV8SX-FAFRT-0HZGT-6UG7S VLHH3-DOT2L-GWSPV-8R51Y 2F16E-O72OO-FTKQZ-F7ANL 7XKBZ-G5IJL-J4YUG-TMDMD 71GYP-HD5L0-82FI3-CLM2V THVW6-EC16E-5LWIK-72MII LSA8Y-CJDSS-RVNUA-PX41R 1XQBI-1362I-SMN19-6UU4W 2181X-E34PF-5DCTY-8IJSU 8PFHC-XGH8R-HPRKI-OPQRX 8M74P-61O87-W41HY-GOCDB RNM8F-68WC9-NRYDI-X1YOY

Crianças fazendo sexo na internet?

Não estou motivando, e sim repreendendo.

Número da ANATEL, Telefone da ANATEL (0800) - Entre em contato com a ANATEL

Você que está cansado de está nas mãos dessas operadoras irresponsáveis, que não te dão os atendimentos devidos... aqui está o número da ANATEL ligue e faça eles te ligarem horas depois e te darem todo o atendimento necessário; Os novos números de contato da ANATEL são: Atedimento normal: 1331 Pessoas com deficiência auditiva,  1332,  De segunda a sexta-feira, nos dias úteis, das 8h às  Contato pelo formulário online, clique no link abaixo: Atendimento On-line NOTÍCIAS SOBRE ANATEL: ---------------------------------------------------------- TCU vai auditar operadoras de celular e Anatel Por que a Banda Larga (ainda) não é de todos Novo Regulamento da Anatel vem defender os direitos do consumidor de telecom Consumidores avaliam qualidade dos serviços de telecomunicação Saiba o que perguntar antes de contratar serviços de telecomunicações Comente via Facebook: