Pular para o conteúdo principal

Inscrições abertas para o PSS da UFPA


Educação a Distância e Educação do Campo. Nessas duas modalidades, o Centro de Processos Seletivos da Universidade Federal do Pará (Ceps/UFPA) lança os dois primeiros Processos Seletivos Especiais de 2011 (PSE 2011). Ao todo, são 599 vagas ofertadas, sendo 559 para a Educação a Distância, distribuídas em 10 municípios, e 40 para Educação do Campo, exclusivas para Marabá. Os editais já estão disponíveis no site do CEPS, respectivamente, por meio dos links PSE 2011-1 e PSE 2011-2.

Inscrições on line - Para ambos os Processos, as inscrições iniciam-se nesta quinta-feira, 3 de março, prosseguindo até o dia 24 de março, por meio do site do CEPS. As provas ocorrem no dia 3 de abril em cada um dos polos em que haverá oferta para Educação a Distância (Barcarena, Breves, Cametá, Capanema, Dom Elizeu, Juruti, Marabá, Parauapebas, Tailândia e Tucumã) e, em Marabá, para a Educação do Campo. O diretor em exercício do CEPS, professor Arquimimo Almeida, explica que somente os candidatos à Educação a Distância poderão escolher o local de prova, não, necessariamente, tendo este que coincidir com o município de oferta do curso pretendido.

Na modalidade a distância, os cursos ofertados são Bacharelado em Administração e as Licenciaturas em Língua Portuguesa e Matemática. “Os cursos ofertados na modalidade a distância facilitam a vida de quem tem muitas ocupações e, muitas vezes, não tem disponibilidade de tempo para atividades presenciais. A educação a distância também oferece maiores possibilidades para que mais pessoas possam ter acesso a cursos de graduação, principalmente aquelas que estão no interior do Estado, a longas distâncias da capital”, diz Arquimimo Almeida.

Taxa e isenção- A inscrição no processo de Educação a Distância custa R$ 50,00. O valor poderá ser pago por meio de boleto, em qualquer agência bancária, até o dia 25 de março. Candidatos que desejarem pleitear a isenção da taxa de inscrição no PSE 2011-1 poderão fazê-la entre os dias 3 e 10 de março. Para isso, têm de estar inscritos no CadÚnico do governo federal e informar, no ato da inscrição on line, o Número de Inscrição Social (NIS). As solicitações serão enviadas pelo CEPS ao Ministério de Desenvolvimento Social (MDS), que deverá analisar os dados e deferir, ou não, as isenções. O resultado dos deferimentos será divulgado no dia 18 de março. Os candidatos que tiverem pedido de isenção indeferido terão mais uma semana para realizarem o pagamento da taxa, caso desejem permanecer na disputa.

Já o curso de Educação do Campo não terá taxa de inscrição. “A concorrência ao Processo será gratuita, uma vez que o objetivo é estimular a atuação de educadores em uma área tão carente de profissionais, a qual precisa de tratamento específico”, afirma o diretor do CEPS. O curso foi criado em 2010, ano em que ofertou 40 vagas em Processo Seletivo Especial, e tem como objetivo formar profissionais que possam implementar um processo educacional diferenciado para a zona rural. Em vista disso, diferentemente do PSE 2011-1, o PSE 2011-2 tem como uma das etapas de seleção um período de entrevistas em que o candidato será avaliado com relação a suas intenções em, de fato, colaborar para a Educação no Campo.

Exame - O ponto comum de ambos os processos de seleção, além das datas, é a aplicação de uma prova objetiva com 40 questões de múltipla escolha, com 5 alternativas cada uma, referentes a 8 disciplinas (Língua Portuguesa, Matemática, História, Geografia, Física, Química, Biologia e Literatura), mais uma prova de Redação. A exigência é que os candidatos tenham 25% de acertos na prova objetiva para terem as suas redações corrigidas. Já na Redação, a nota mínima para a classificação é 4, em ambos os processos.

Ainda em 2011, o CEPS também deverá ofertar vagas em caráter especial para o Processo de Mobilidade Interna e Mobilidade Externa, conhecidos como “Vestibulinho”, respectivamente, no primeiro e segundo semestres.

Os links para a inscrição on line aos Processos Seletivos Especiais estarão disponíveis no site do CEPS a partir desta quinta-feira, dia 3. Para mais informações e consulta aos editais, clique aqui ou aqui.

Assessoria de Comunicação da UFPA

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Serial, Ativador do IDM - Internet Download Manager

Desconectado da internet, preencha seu nome, sobrenome e e-mail e cole um dos seriais a baixo. UT13R-7B61S-2RS4F-VW8HE M3EKY-43E5R-8F72Q-6YE5W Indicado: P7TUP-Q27PX-UWT7I-O6U8W Idicado: P7TUP-Q27PX-UWT7I-O6U8W Indicado: SV8SX-FAFRT-0HZGT-6UG7S VLHH3-DOT2L-GWSPV-8R51Y 2F16E-O72OO-FTKQZ-F7ANL 7XKBZ-G5IJL-J4YUG-TMDMD 71GYP-HD5L0-82FI3-CLM2V THVW6-EC16E-5LWIK-72MII LSA8Y-CJDSS-RVNUA-PX41R 1XQBI-1362I-SMN19-6UU4W 2181X-E34PF-5DCTY-8IJSU 8PFHC-XGH8R-HPRKI-OPQRX 8M74P-61O87-W41HY-GOCDB RNM8F-68WC9-NRYDI-X1YOY

Crianças fazendo sexo na internet?

Não estou motivando, e sim repreendendo.

Fazendeiro, Gilson Dantas (Xinguara) morre em acidente de Helicóptero.

  (Imagens do Helicóptero e de Gilson Dantas, em vida).  Fotos-Edmar Brito. O helicóptero do pecuarista  Gilson Roberto Dantas , residente em  Xinguara , caiu   no final da tarde de ontem,  (15)  no município de São Felix do Xingu, numa região de mata, com quatro pessoas a bordo, entre elas estavam o próprio  Gilson  e o piloto  Gerson Nichi . Hoje,  ( 16),  pela manhã os destroços da aeronave foram localizados por outro helicóptero que fazia buscas na região. Informações dão conta que não há sobreviventes do acidente. Uma equipe, por terra, tenta chegar ao local, enquanto um helicóptero da  Fazenda Santa Barbara  dar suporte aéreo.  Gilson havia adquido a aeronave há um ano, com o objetivo de utilizá-la em viagens pelas cidades e fazendas da região, uma forma que ele encontrou de dar mais agilidade e facilidade nos negócios com gado que empreendia diariamente na cidade, onde tinha um escritór...