Pular para o conteúdo principal

Mundo do petróleo não será como antes ()

Sejam lá quais forem os resultados de protestos, conflitos e rebeliões que se espalham pelo Oriente Médio, uma coisa é garantida, comenta o Grist: o mundo do petróleo será permanentemente transformado.

Há um século, desde a descoberta de petróleo no sudoeste da Pérsia, antes da Primeira Guerra, as potências ocidentais interviram no Oriente Médio para assegurar a sobrevivência de governos autoritários, devotados à produção do petróleo. Sem tais intervenções, a expansão das economias ocidentais depois da II Guerra e a afluência atual das nações industrializadas teriam sido inconcebíveis.

Aqui está, no entanto, a notícia que deveria ocupar as primeiras páginas de jornais de todo o mundo: a velha ordem do petróleo está morrendo, e com isso veremos o fim do petróleo barato e facilmente acessível.

Vamos tentar medir o que está exatamente em risco no tumulto atual. Para começar, quase não há meios de julgar com plena justiça o papel crítico do petróleo do Oriente Médio na equação energética mundial. Embora o carvão barato tenha alimentado trens, barcos e fábricas, o petróleo barato tornou possíveis os automóveis, a indústria de aviação, os subúrbios, a agricultura mecanizada e a explosão da globalização econômica. E, embora tenham sido um punhado de áreas importantes de produção que tenham lançado a Era do Petróleo - Estados Unidos, México, Venezuela, Romênia, a área em torno de Baku (no que era então o império czarista russo) -, foi o Oriente Médio que saciou a sede de petróleo do mundo desde a Segunda Guerra.

Em 2009, no estudo mais recente em que estes dados aparecem, a BP informou que fornecedores do Oriente Médio e do Norte da África produziram juntos 29 milhões de barris por dia, ou 36% do fornecimento mundial total. E, mais do que qualquer outra área, foi o Oriente Médio que mais exportou para satisfazer a demanda de Estados Unidos, China, Japão e União Européia - 20 milhões de barris por dia. Compare isto com a Russia, maior produtor individual, com 7 milhões de barris, o continente africano, com 6, e a América do Sul, com 1. A ordem petrificada dos regimes "estáveis" mantidos pelo Ocidente está em estado de desintegração. Assim, não devemos mais contar com qualquer nova ordem (ou desordem) que continue fornecendo petróleo barato.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Serial, Ativador do IDM - Internet Download Manager

Desconectado da internet, preencha seu nome, sobrenome e e-mail e cole um dos seriais a baixo. UT13R-7B61S-2RS4F-VW8HE M3EKY-43E5R-8F72Q-6YE5W Indicado: P7TUP-Q27PX-UWT7I-O6U8W Idicado: P7TUP-Q27PX-UWT7I-O6U8W Indicado: SV8SX-FAFRT-0HZGT-6UG7S VLHH3-DOT2L-GWSPV-8R51Y 2F16E-O72OO-FTKQZ-F7ANL 7XKBZ-G5IJL-J4YUG-TMDMD 71GYP-HD5L0-82FI3-CLM2V THVW6-EC16E-5LWIK-72MII LSA8Y-CJDSS-RVNUA-PX41R 1XQBI-1362I-SMN19-6UU4W 2181X-E34PF-5DCTY-8IJSU 8PFHC-XGH8R-HPRKI-OPQRX 8M74P-61O87-W41HY-GOCDB RNM8F-68WC9-NRYDI-X1YOY

Crianças fazendo sexo na internet?

Não estou motivando, e sim repreendendo.

Número da ANATEL, Telefone da ANATEL (0800) - Entre em contato com a ANATEL

Você que está cansado de está nas mãos dessas operadoras irresponsáveis, que não te dão os atendimentos devidos... aqui está o número da ANATEL ligue e faça eles te ligarem horas depois e te darem todo o atendimento necessário; Os novos números de contato da ANATEL são: Atedimento normal: 1331 Pessoas com deficiência auditiva,  1332,  De segunda a sexta-feira, nos dias úteis, das 8h às  Contato pelo formulário online, clique no link abaixo: Atendimento On-line NOTÍCIAS SOBRE ANATEL: ---------------------------------------------------------- TCU vai auditar operadoras de celular e Anatel Por que a Banda Larga (ainda) não é de todos Novo Regulamento da Anatel vem defender os direitos do consumidor de telecom Consumidores avaliam qualidade dos serviços de telecomunicação Saiba o que perguntar antes de contratar serviços de telecomunicações Comente via Facebook: