Pular para o conteúdo principal

A terceirização da Saúde!

Analisando em blogs sobre tal assunto encontrei um comentário postado em um artigo sobre a terceirização da saúde, onde o artigo apoiava a terceirização da tal, então o que me chamou a atenção foi um comentário que diz ser explciar abrangentimente a situação, veja:

Comecemos pelos fatos históricos:
1) quem criou e implantou um dos mais democráticos e inclusivos sistemas de saúde do mundo? Respondo: o Estado Brasileiro, com o advento do SUS. Até a sua implantacäo, o acesso à saúde no País seguia um padräo: quem tinha dinheiro, buscava um médico; quem tinha uma carteira de algum instituto, tinha hospital; o restante da populacäo näo tinha a quem recorrer, quando adoecia.


É lógico que o SUS tem muitas falhas, mas é inquestionável a capacidade dos administradores públicos de saúde na construcäo do modelo público que é melhor que o canadense, o americano e de vários europeus (isso mesmo!).

2) Dentro da lógica do SUS foi criado o Programa Saúde da Família, que todos os estudos elaborados, desde o final dos anos 80, indicam como o melhor mecanismo de saúde preventiva e de atencäo básica. Estou convencido que o nosso problema é falta de PSF e näo pela suposta má administracäo do hospital.


3) Quando falamos de terceirizacäo da saúde, deviamos sempre lembrar que essa modalidade administrativa introduz um elemento estranho e alheio à filosofia do sistema público, cujo teor é o mesmo dos planos de saúde: a busca de uma lucratividade na prestacäo desse servico.


Pode-se argumentar que a terceirizacäo é somente um expediente para se alcancar a melhor gestäo, mas neste caso penso que o melhor é investir recursos na qualificacäo do servico público, introduzindo ferramentas de gestäo modernas e mais eficazes. Se alguém tiver a curiosidade em buscar a origem desses estudos de modernizacäo da saúde pública encontrará o nome da Fundacäo Oswaldo Cruz – FIOCRUZ – e tantas outras instituicöes PÚBLICAS.


Cláudio Feitosa
Presidente do PPS de Parauapebas






Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Serial, Ativador do IDM - Internet Download Manager

Desconectado da internet, preencha seu nome, sobrenome e e-mail e cole um dos seriais a baixo. UT13R-7B61S-2RS4F-VW8HE M3EKY-43E5R-8F72Q-6YE5W Indicado: P7TUP-Q27PX-UWT7I-O6U8W Idicado: P7TUP-Q27PX-UWT7I-O6U8W Indicado: SV8SX-FAFRT-0HZGT-6UG7S VLHH3-DOT2L-GWSPV-8R51Y 2F16E-O72OO-FTKQZ-F7ANL 7XKBZ-G5IJL-J4YUG-TMDMD 71GYP-HD5L0-82FI3-CLM2V THVW6-EC16E-5LWIK-72MII LSA8Y-CJDSS-RVNUA-PX41R 1XQBI-1362I-SMN19-6UU4W 2181X-E34PF-5DCTY-8IJSU 8PFHC-XGH8R-HPRKI-OPQRX 8M74P-61O87-W41HY-GOCDB RNM8F-68WC9-NRYDI-X1YOY

Crianças fazendo sexo na internet?

Não estou motivando, e sim repreendendo.

Fazendeiro, Gilson Dantas (Xinguara) morre em acidente de Helicóptero.

  (Imagens do Helicóptero e de Gilson Dantas, em vida).  Fotos-Edmar Brito. O helicóptero do pecuarista  Gilson Roberto Dantas , residente em  Xinguara , caiu   no final da tarde de ontem,  (15)  no município de São Felix do Xingu, numa região de mata, com quatro pessoas a bordo, entre elas estavam o próprio  Gilson  e o piloto  Gerson Nichi . Hoje,  ( 16),  pela manhã os destroços da aeronave foram localizados por outro helicóptero que fazia buscas na região. Informações dão conta que não há sobreviventes do acidente. Uma equipe, por terra, tenta chegar ao local, enquanto um helicóptero da  Fazenda Santa Barbara  dar suporte aéreo.  Gilson havia adquido a aeronave há um ano, com o objetivo de utilizá-la em viagens pelas cidades e fazendas da região, uma forma que ele encontrou de dar mais agilidade e facilidade nos negócios com gado que empreendia diariamente na cidade, onde tinha um escritór...