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Definição do Conhecimento

Jorge Clésio



A palavra “conhecimento” é bastante conhecida. Mas como outras 

palavras familiares, nem sempre temos dela uma noção mais apropriada. Tentemos 
então aprofundá-la. 

Como os demais animais, o ser humano sabe coisas. Ao longo de sua 
experiência de vida, vai adquirindo uma série de saberes que utiliza em seu dia a 
dia, com o intuito de garantir sua sobrevivência e de resolver as pequenas tarefas n
ecessárias para o seu viver. 

Todo ser humano tem então saberes, fruto da sua capacidade para 
conhecer. Um lavrador adquiriu conhecimentos que o capacitam para cultivar a terra. 
Da mesma forma, uma mãe aprendeu como cuidar de uma criança, de maneira a 
garantir-lhe o rescimento. 

Percebe-se, então, que conhecimento está estreitamente relacionado com 

a vida, com a garantia das condições para a existência, seja nos seus aspectos 


materiais, seja em outras questões que dizem respeito ao bem-estar. Por exemplo, t
ambém se aprende com a experiência a se relacionar com os demais, qualquer que 
seja o nível do relacionamento.


Logo, podemos afirmar que o conhecimento se dá quando vamos além 
das experiências vividas e pensamos sobre elas, relacionamos umas com as outras 
e delas extraímos informações relevantes para nossa vida, saberes de que 
necessitamos para viver melhor. Sendo  assim, todos aprendemos a buscar c
onhecimentos e a utilizá-los conforme deles necessitamos. A própria busca de 
conhecimentos nos torna mais aptos para conhecer e para melhor utilizá-los. 


É preciso destacar que esse processo de conhecimento pode se dar de 
forma espontânea, como acontece em nossa vida diária, ou de forma mais 
organizada, como alguém que  aprende um ofício. Mas, se, além disso, esse 
conhecimento for buscado de forma mais sistematizada, com métodos específicos e 
mais eficientes, com rigor cada vez maior, então temos um tipo de conhecimento 
que denominamos de científico. O conhecimento ensinado pelas diferentes 
graduações são formas de conhecimento  científico, com métodos e práticas 
próprias, com o intuito de atingir os  objetivos específicos de uma dada área de 
conhecimento


Até aqui falamos de conhecimento em geral e de conhecimento científico. 
É costume denominar de senso comum a isso que aqui foi chamado de 
conhecimento geral, ou seja, essa busca  de conhecimento inerente a todo ser 
humano, com o objetivo de organizar e garantir sua subsistência.




O senso comum é um tipo de  conhecimento que resulta do uso 
espontâneo da razão, mas que também é fruto dos sentidos, da memória, do hábito, 
dos desejos, da imaginação, das crenças e tradições. Como interpretação do 
mundo, o senso comum nos orienta na busca do sentido da existência, ao mesmo 
tempo em que nos dá condições de operar sobre ele. 

Mesmo sendo racional, nem sempre o senso comum faz uso refletido da 
razão. Por se tratar de um conjunto de  concepções fragmentadas, muitas vezes 
incoerentes, condiciona a aceitação mecânica e passiva de valores não-
questionados e se impõe sem críticas ao grupo social. Às vezes se torna fonte de 
preconceitos, quando desconsidera opiniões divergentes. Porém, não deve ser visto 
como algo desqualificado de valor. É um erro sobreestimar o conhecimento científico 
em detrimento do chamado senso comum.   Qualquer pessoa que vai a uma feira 
fazer compras possui conhecimentos e habilidades que a capacitam para analisar e s
elecionar os produtos, bem como para fazer contas e escolher o que vai levar e o 
que vai deixar de comprar.

O que acontece é que o conhecimento  científico busca métodos e 
sistematicidade que superem dificuldades e preconceitos na busca de 
conhecimentos objetivamente válidos. Nem sempre no dia a dia fazemos isso. Ao 
contrário, na maioria das vezes, o  conhecimento cotidiano se dá de forma 
espontânea, sem o rigor e o controle que se busca na produção de conhecimentos 
científicos. Pode-se afirmar, então, que o conhecimento científico vai além do senso 
comum e o acomoda às suas investigações.
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Fonte:
Curso de Engenharia de Produção, Metodologia Científica














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