Jorge Clésio
A palavra “conhecimento” é bastante conhecida. Mas como outras
Como os demais animais, o ser humano sabe coisas. Ao longo de sua
Todo ser humano tem então saberes, fruto da sua capacidade para
A palavra “conhecimento” é bastante conhecida. Mas como outras
palavras familiares, nem sempre temos dela uma noção mais apropriada. Tentemos
então aprofundá-la.
experiência de vida, vai adquirindo uma série de saberes que utiliza em seu dia a
dia, com o intuito de garantir sua sobrevivência e de resolver as pequenas tarefas n
ecessárias para o seu viver.
Todo ser humano tem então saberes, fruto da sua capacidade para
conhecer. Um lavrador adquiriu conhecimentos que o capacitam para cultivar a terra.
Da mesma forma, uma mãe aprendeu como cuidar de uma criança, de maneira a
garantir-lhe o rescimento.
Percebe-se, então, que conhecimento está estreitamente relacionado com
a vida, com a garantia das condições para a existência, seja nos seus aspectos
materiais, seja em outras questões que dizem respeito ao bem-estar. Por exemplo, t
ambém se aprende com a experiência a se relacionar com os demais, qualquer que
seja o nível do relacionamento.
Logo, podemos afirmar que o conhecimento se dá quando vamos além
das experiências vividas e pensamos sobre elas, relacionamos umas com as outras
e delas extraímos informações relevantes para nossa vida, saberes de que
necessitamos para viver melhor. Sendo assim, todos aprendemos a buscar c
onhecimentos e a utilizá-los conforme deles necessitamos. A própria busca de
conhecimentos nos torna mais aptos para conhecer e para melhor utilizá-los.
É preciso destacar que esse processo de conhecimento pode se dar de
forma espontânea, como acontece em nossa vida diária, ou de forma mais
organizada, como alguém que aprende um ofício. Mas, se, além disso, esse
conhecimento for buscado de forma mais sistematizada, com métodos específicos e
mais eficientes, com rigor cada vez maior, então temos um tipo de conhecimento
que denominamos de científico. O conhecimento ensinado pelas diferentes
graduações são formas de conhecimento científico, com métodos e práticas
próprias, com o intuito de atingir os objetivos específicos de uma dada área de
conhecimento
Até aqui falamos de conhecimento em geral e de conhecimento científico.
É costume denominar de senso comum a isso que aqui foi chamado de
conhecimento geral, ou seja, essa busca de conhecimento inerente a todo ser
humano, com o objetivo de organizar e garantir sua subsistência.
O senso comum é um tipo de conhecimento que resulta do uso
espontâneo da razão, mas que também é fruto dos sentidos, da memória, do hábito,
dos desejos, da imaginação, das crenças e tradições. Como interpretação do
mundo, o senso comum nos orienta na busca do sentido da existência, ao mesmo
tempo em que nos dá condições de operar sobre ele.
Mesmo sendo racional, nem sempre o senso comum faz uso refletido da
razão. Por se tratar de um conjunto de concepções fragmentadas, muitas vezes
incoerentes, condiciona a aceitação mecânica e passiva de valores não-
questionados e se impõe sem críticas ao grupo social. Às vezes se torna fonte de
preconceitos, quando desconsidera opiniões divergentes. Porém, não deve ser visto
como algo desqualificado de valor. É um erro sobreestimar o conhecimento científico
em detrimento do chamado senso comum. Qualquer pessoa que vai a uma feira
fazer compras possui conhecimentos e habilidades que a capacitam para analisar e s
elecionar os produtos, bem como para fazer contas e escolher o que vai levar e o
que vai deixar de comprar.
O que acontece é que o conhecimento científico busca métodos e
sistematicidade que superem dificuldades e preconceitos na busca de
conhecimentos objetivamente válidos. Nem sempre no dia a dia fazemos isso. Ao
contrário, na maioria das vezes, o conhecimento cotidiano se dá de forma
espontânea, sem o rigor e o controle que se busca na produção de conhecimentos
científicos. Pode-se afirmar, então, que o conhecimento científico vai além do senso
comum e o acomoda às suas investigações.
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Fonte:
Curso de Engenharia de Produção, Metodologia Científica
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