Pular para o conteúdo principal

Por que os discípulos não desconfiaram de Judas Iscariotes?


Josivaldo de França Pereira

As Escrituras predisseram a traição de Judas Iscariotes (Sl 41.9; 55.12-14,20,21; 69.25; 109.8). Pedro disse: “Irmãos, convinha que se cumprisse a Escritura que o Espírito Santo proferiu anteriormente por boca de Davi, acerca de Judas, que foi o guia daqueles que prenderam Jesus” (At 1.16). Em sua oração sacerdotal Jesus falou ao Pai: “Quando eu estava com eles, guardava-os no teu nome, que me deste, e protegi-os, e nenhum deles se perdeu, exceto o filho da perdição, para que se cumprisse a Escritura” (Jo 17.12).
Desde o início Jesus sabia, é claro, que Judas o trairia: “Replicou-lhes Jesus: Não vos escolhi eu em número de doze? Contudo, um de vós é diabo. Referia-se ele a Judas, filho de Simão Iscariotes; porque era quem estava para traí-lo, sendo ele um dos doze” (Jo 6.70,71). “Pois ele sabia quem era o traidor. Foi por isso que disse: Nem todos estais limpos” (Jo 13.11). Os termos “diabo” (Jo 6.70) e “filho da perdição” (Jo 17.12) que Jesus usou para se referir a Judas Iscariotes, são os mesmos nomes atribuídos a Satanás (Ap 12.9) e ao Anticristo (2Ts 2.3), respectivamente.
Embora Judas fosse do Maligno, até poucas horas antes de trair a Jesus, ele aparentava ser igual aos outros, a ponto dos discípulos não desconfiarem dele nem mesmo quando Jesus indicou o traidor. Lucas diz que Judas “se tornou traidor” (Lc 6.16) e João declara que, durante a ceia, o diabo já tinha posto no coração de Judas Iscariotes que traísse a Jesus (Jo 13.2), indicando que a traição brotou no coração de Judas fazia pouco tempo. Contudo, João havia, outrora, revelado o caráter diabólico de Judas na ocasião em que o Mestre era ungido por Maria em Betânia: “Mas Judas Iscariotes, um dos seus discípulos, o que estava para traí-lo, disse: Por que não se vendeu este perfume por trezentos denários e não se deu aos pobres? Isto disse ele, não porque tivesse cuidado dos pobres; mas porque era ladrão e, tendo a bolsa, tirava o que nela se lançava” (Jo 12.4-6).
Quanto ao fato de Judas não ter cuidado dos pobres e ser ladrão, João ficou sabendo somente depois da traição. Judas era o tesoureiro do colégio apostólico e, para os discípulos, ele era um homem acima de qualquer suspeita. Isso ficou claro por ocasião da Ceia, quando o Senhor Jesus disse: “... Em verdade, em verdade vos digo que um dentre vós me trairá. Então, os discípulos olharam uns para os outros, sem saber a quem ele se referia” (Jo 13.21,22).
Assim que Pedro fez sinal e João perguntou ao Mestre acerca de quem ele se referia (Jo 13.23-25), “Respondeu Jesus: É aquele a quem eu der o pedaço de pão molhado. Tomou, pois, um pedaço de pão e, tendo-o molhado, deu-o a Judas, filho de Simão Iscariotes. E, após o bocado, imediatamente, entrou nele Satanás. Então, disse Jesus: O que pretendes fazer, faze-o depressa. Nenhum, porém, dos que estavam à mesa percebeu a que fim lhe dissera isto. Pois, como Judas era quem trazia a bolsa, pensaram alguns que Jesus lhe dissera: Compra o que precisamos para a festa ou lhe ordenara que desse alguma cousa aos pobres” (Jo 13.26-29). Apesar de todas as evidências (a entrega do bocado por Jesus e suas palavras dirigidas diretamente a Judas), os discípulos ainda não descobriram que Judas era o traidor.
Certamente, o bocado recebido por Judas não foi “o pão da comunhão”, mas a “deixa” de Jesus para Satanás se apoderar definitivamente do traidor. “E, após o bocado, imediatamente, entrou nele Satanás...” (Jo 13.27).
Por que os discípulos não desconfiaram de Judas Iscariotes? Seria por que Judas era um mestre da esperteza, o mais dissimulado dos homens, um ladrão genial? Nada disso. Judas era tão “brilhante” em sua inteligência quanto os outros discípulos. Falou de “trezentos denários” (Jo 12.4,5) e traiu o Mestre por “trinta moedas de prata” (Mt 26.15); sentiu um remorso patético pelo que fez, devolveu as moedas e se matou (Mt 27.3-5).
Os discípulos não desconfiaram de Judas porque o Mestre o tratava igual aos outros. Mesmo sabendo que Judas o trairia, Jesus nunca o tratou com indiferença ou menosprezo. Nosso Senhor não agiu desse modo nem quando teve, por assim dizer, a oportunidade de fazê-lo (Jo 12.4-8).[1]Mateus relata que, após o beijo da traição, Jesus chama Judas de amigo. “Amigo, para que vieste?” (Mt 26.50). Lucas registra que Jesus disse: “Judas, com um beijo trais o Filho do homem?” (Lc 22.48). Judas tinha acabado de trair Jesus pelas costas (Mt 26.14-16), agora o traía pela frentecom um beijo hipócrita (Mt 26.48,49). Ainda assim, nosso Senhor falou terna e afetuosamente com ele, chamando-o de amigo e pelo nome. Judas reconheceria tardiamente que pecou “traindo sangue inocente” (Mt 27.4).
Em suma, não foi Judas Iscariotes que conseguiu se disfarçar entre os discípulos, foi Jesus que não quis revelar antes a verdadeira identidade do traidor.


[1] No episódio de Betânia (Jo 12.1-8) fica claro que, após a declaração de Judas, o Mestre se dirige a todos os discípulos (Jo 12.7,8). Mateus (26.6-11) e Marcos (14.3-7) relatam que os discípulos foram coniventes com o parecer de Judas.

Fonte:
http://prjosivaldo.blogspot.com/

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Serial, Ativador do IDM - Internet Download Manager

Desconectado da internet, preencha seu nome, sobrenome e e-mail e cole um dos seriais a baixo. UT13R-7B61S-2RS4F-VW8HE M3EKY-43E5R-8F72Q-6YE5W Indicado: P7TUP-Q27PX-UWT7I-O6U8W Idicado: P7TUP-Q27PX-UWT7I-O6U8W Indicado: SV8SX-FAFRT-0HZGT-6UG7S VLHH3-DOT2L-GWSPV-8R51Y 2F16E-O72OO-FTKQZ-F7ANL 7XKBZ-G5IJL-J4YUG-TMDMD 71GYP-HD5L0-82FI3-CLM2V THVW6-EC16E-5LWIK-72MII LSA8Y-CJDSS-RVNUA-PX41R 1XQBI-1362I-SMN19-6UU4W 2181X-E34PF-5DCTY-8IJSU 8PFHC-XGH8R-HPRKI-OPQRX 8M74P-61O87-W41HY-GOCDB RNM8F-68WC9-NRYDI-X1YOY

Crianças fazendo sexo na internet?

Não estou motivando, e sim repreendendo.

Número da ANATEL, Telefone da ANATEL (0800) - Entre em contato com a ANATEL

Você que está cansado de está nas mãos dessas operadoras irresponsáveis, que não te dão os atendimentos devidos... aqui está o número da ANATEL ligue e faça eles te ligarem horas depois e te darem todo o atendimento necessário; Os novos números de contato da ANATEL são: Atedimento normal: 1331 Pessoas com deficiência auditiva,  1332,  De segunda a sexta-feira, nos dias úteis, das 8h às  Contato pelo formulário online, clique no link abaixo: Atendimento On-line NOTÍCIAS SOBRE ANATEL: ---------------------------------------------------------- TCU vai auditar operadoras de celular e Anatel Por que a Banda Larga (ainda) não é de todos Novo Regulamento da Anatel vem defender os direitos do consumidor de telecom Consumidores avaliam qualidade dos serviços de telecomunicação Saiba o que perguntar antes de contratar serviços de telecomunicações Comente via Facebook: