Parceria entre FAMEP e Telebrás permitirá acesso à banda larga nos municípios paraenses
Nesta segunda-feira (4), o presidente da Federação das Associações de Municípios do Estado do Pará (FAMEP), prefeito de Ananindeua Helder Barbalho, e o presidente da Telecomunicações Brasileiras S/A (Telebrás), Rogério Santanna dos Santos, assinarão um termo de cooperação técnica para a implementação do Programa Nacional de Banda Larga (PNBL) e do projeto Pará Conectado nos municípios paraenses.
O termo permitirá o desenvolvimento de projetos conjuntos para a expansão das infraestruturas de telecomunicações e ampliação dos serviços de governo eletrônico, a integração e o compartilhamento de infraestrutura de telecomunicações dos Estados da Federação e do Governo Federal para a utilização desses recursos e o fortalecimento e criação de alternativas de pontos de troca de tráfego estaduais.
Com a chegada da banda larga, os benefícios que desfrutarão os municípios paraenses vão muito além do uso comum quando se tem acesso veloz à rede mundial de computadores. O PNBL permitirá aos municípios, por exemplo, utilizarem os serviços de telefonia, programas de telemedicina, teleducação e de vigilância eletrônica nas cidades e instituições, que só funcionam de forma eficiente com internet em alta velocidade.
A articulação da FAMEP junto ao governo Federal iniciou logo após este anunciar, em agosto de 2010, a lista das cem primeiras cidades brasileiras que seriam beneficiadas com a implantação do Programa Nacional de Banda Larga. Na ocasião, nenhuma cidade do Pará e nem do Norte do Brasil foi incluída neste rol. A FAMEP, então, passou a dialogar com a Telebrás, resultando na assinatura deste termo de cooperação técnica. Caso a Federação não tomasse a iniciativa de buscar a Telebrás, os municípios paraenses poderiam esperar até o ano de 2014 para obterem os benefícios do programa.
A FAMEP já convidou o governo do Estado para fazer parte da iniciativa através do Navega Pará, programa de inclusão digital do governo estadual. A idéia é que os projetos que serão feitos em parceria com a Telebrás envolvam, ainda, a Empresa de Processamento de Dados do Estado do Pará (Prodepa).
FAMEP
Comentários
Postar um comentário