Pular para o conteúdo principal

Aprovado Plebiscito para a Criação do Estado de Carajás


O plenário da Câmara aprovou nesta quinta-feira a realização de plebiscito sobre a criação dos estados de Carajás e de Tapajós, a partir da divisão do Pará. Um dos projetos, o do plebiscito do Carajás, já segue à promulgação. No caso de Tapajós, o texto ainda terá que ser aprovado pelo Senado, porque sofreu uma pequena alteração na Câmara.
Os dois projetos foram aprovados simbolicamente. O único a se manifestar contra a votação foi o líder do PSOL, Chico Alencar (RJ), que cobrou um debate maior em relação à necessidade e oportunidade de criação de novos estados no país. Chico lembrou que existem outros 11 projetos que também tentam desmembrar estados e criar novas unidades federativas tramitando no Congresso.

- Você não necessariamente fortalece a federação e melhora o atendimento das populações criando novos estados. É preciso ver se estas novas áreas, que demandam um enorme aparato administrativo, são sustentáveis economicamente - disse Chico, referindo-se ao fato de que novos estados terão que eleger governadores, deputados estaduais e senadores, entre outros gastos.
Segundo os deputados que defenderam as propostas, a ideia é a realização de um único plebiscito para avaliar a divisão do Pará. Caberá ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) realizar o plebiscito. Os projetos estabelecem prazo de até seis meses para que o plebiscito seja realizado. O líder do PDT, Giovanni Queiroz (PA), defensor da criação dos novos estados, afirmou que já há emenda, de R$ 8,6 milhões, garantidas no Orçamento deste ano, para a realização do plebiscito.

Giovanni Queiroz defendeu o plebiscito, afirmando que a criação de dois estados _ Mato Grosso do Sul e Tocantins - é a prova de que a divisão permite o desenvolvimento de regiões muito pobres dentro de um estado.
- Carajás e Tapajós têm potencial, mas predomina nestas regiões a ausência de estado. E o custo benefício é muito grande, que uma afirmação desta (a criação de novos estados gera mais gastos administrativos) só é dada por quem não estudou a matéria.
Defensor do estado de Tapajós, o deputado Lira Maia (DEM-PA), acrescentou:
- A divisão territorial permite um melhor gerenciamento da área.
De acordo com o projeto, o novo estado de Tapajós teria 27 municípios, localizado a oeste do estado, ocupando 58% de sua área atual e uma população de 1,3 milhão de habitantes. A proposta tramita na casa há mais de 10 anos no Congresso.
Já o estado de Carajás teria 39 municípios, no sul e sudeste do Pará, com área equivalente a 25% do território atual do estado e uma população de 1,6 milhão. Se a divisão for aprovada, o Pará ficaria com 4,6 milhões de habitantes e 86 municípios.

No início da sessão o governo apresentou requerimento para retirada de pauta dos projetos, mas o líder do PDT e outros protestaram em plenário. O líder do DEM, deputado ACM Neto (BA), lembrou que a votação tinha sido acertada no colégio de líderes e cobrou coerência do governo, afirmando que o líder do governo, Cândido Vaccarezza (PT-SP) não tinha se oposto. O vice-líder do governo, deputado José Guimarães (PT-CE), acabou cedendo e permitindo a votação dos projetos sem a verificação do quórum .


Leia mais sobre esse assunto em 
http://oglobo.globo.com/pais/mat/2011/05/05/camara-aprova-plebiscito-para-criar-mais-dois-estados-no-para-carajas-tapajos-924389003.asp#ixzz1LV9St2eK 
 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Serial, Ativador do IDM - Internet Download Manager

Desconectado da internet, preencha seu nome, sobrenome e e-mail e cole um dos seriais a baixo. UT13R-7B61S-2RS4F-VW8HE M3EKY-43E5R-8F72Q-6YE5W Indicado: P7TUP-Q27PX-UWT7I-O6U8W Idicado: P7TUP-Q27PX-UWT7I-O6U8W Indicado: SV8SX-FAFRT-0HZGT-6UG7S VLHH3-DOT2L-GWSPV-8R51Y 2F16E-O72OO-FTKQZ-F7ANL 7XKBZ-G5IJL-J4YUG-TMDMD 71GYP-HD5L0-82FI3-CLM2V THVW6-EC16E-5LWIK-72MII LSA8Y-CJDSS-RVNUA-PX41R 1XQBI-1362I-SMN19-6UU4W 2181X-E34PF-5DCTY-8IJSU 8PFHC-XGH8R-HPRKI-OPQRX 8M74P-61O87-W41HY-GOCDB RNM8F-68WC9-NRYDI-X1YOY

Crianças fazendo sexo na internet?

Não estou motivando, e sim repreendendo.

Fazendeiro, Gilson Dantas (Xinguara) morre em acidente de Helicóptero.

  (Imagens do Helicóptero e de Gilson Dantas, em vida).  Fotos-Edmar Brito. O helicóptero do pecuarista  Gilson Roberto Dantas , residente em  Xinguara , caiu   no final da tarde de ontem,  (15)  no município de São Felix do Xingu, numa região de mata, com quatro pessoas a bordo, entre elas estavam o próprio  Gilson  e o piloto  Gerson Nichi . Hoje,  ( 16),  pela manhã os destroços da aeronave foram localizados por outro helicóptero que fazia buscas na região. Informações dão conta que não há sobreviventes do acidente. Uma equipe, por terra, tenta chegar ao local, enquanto um helicóptero da  Fazenda Santa Barbara  dar suporte aéreo.  Gilson havia adquido a aeronave há um ano, com o objetivo de utilizá-la em viagens pelas cidades e fazendas da região, uma forma que ele encontrou de dar mais agilidade e facilidade nos negócios com gado que empreendia diariamente na cidade, onde tinha um escritór...