Pular para o conteúdo principal

Bin Laden: Bin Laden não estava armado quando foi morto

Osama Bin Laden não estava armado quando foi morto, disse aos jornalistas o porta-voz da Casa Branca Jay Carney. A mulher do líder da Al-Qaeda ficou ferida numa perna durante a operação levada a cabo pelas forças norte-americanas no Paquistão, mas não foi morta, como chegou a ser noticiado.


As primeiras informações divulgadas após a operação em que o líder da Al-Qaeda foi morto referiam que Bin Laden resistiu aos militares norte-americanos. “Efectivamente ele resistiu”, disse Jay Carney durante uma conferência de imprensa na Casa Branca. Mas adiantou: “Ele não estava armado”.

O porta-voz da Casa Branca não deu mais pormenores sobre a forma como Bin Laden reagiu à operação. Disse apenas que “resistir pode não implicar armas de fogo” e sublinhou que, na mansão fortificada em Abbottabad, a cerca de 50 quilómetros de Islamabad em que Bin Laden se encontrava, havia muitas outras pessoas armadas. “Esperávamos uma forte resistência e deparámo-nos com uma forte resistência”.



A mulher de Bin Laden, de quem se chegou a dizer que tinha morrido, terá procurado servir de escudo humano, pôs-se diante dos militares norte-americanos e foi ferida numa perna, adiantou Carney. “Não morreu”.

O porta-voz da Casa Branca referiu ainda que o Joint Special Forces Command (JSFC, da unidade SEAL), encarregue da operação, percorreu os três andares da casa onde viviam os familiares de Bin Laden e uma outra família. Três pessoas foram mortas no primeiro andar, incluindo uma mulher; mas foi no andar de cima que foi encontrado o alvo principal da operação.

Dois helicópteros aterraram nas instalações com duas equipas de comandos que, durante cerca de 40 minutos, efectuaram buscas nos vários pisos.
Relações “importantes e complicadas” com o Paquistão

Depois de as autoridades norte-americanas terem referido que o Paquistão não foi envolvido na operação em que Bin Laden foi morto e de muitos terem perguntado como foi possível o líder da Al-Qaeda viver tanto tempo próximo de Islamabad, Jay Carney adiantou que os EUA estão empenhados em manter a sua relação “importante e complicada” com as autoridades paquistanesas, “que já foi posta à prova de muitas maneiras ao longo dos anos”. Ainda nesta terça-feira o Presidente paquistanês Asif Ali Zardari garantiu que as forças do Paquistão não participaram na operação e os serviços de informação paquistaneses admitiram “um falhanço”.

Para já não foram ainda divulgadas fotos de Bin Laden morto, uma questão delicada que está a ser debatida pela Administração norte-americana. Carney diz que as imagens são “horríveis” e sublinhou que ainda não foi tomada uma decisão. “Para ser franco, a publicação das imagens de Osama Bin Laden morto é uma questão sensível, vamos ver se é necessário fazê-lo”. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Serial, Ativador do IDM - Internet Download Manager

Desconectado da internet, preencha seu nome, sobrenome e e-mail e cole um dos seriais a baixo. UT13R-7B61S-2RS4F-VW8HE M3EKY-43E5R-8F72Q-6YE5W Indicado: P7TUP-Q27PX-UWT7I-O6U8W Idicado: P7TUP-Q27PX-UWT7I-O6U8W Indicado: SV8SX-FAFRT-0HZGT-6UG7S VLHH3-DOT2L-GWSPV-8R51Y 2F16E-O72OO-FTKQZ-F7ANL 7XKBZ-G5IJL-J4YUG-TMDMD 71GYP-HD5L0-82FI3-CLM2V THVW6-EC16E-5LWIK-72MII LSA8Y-CJDSS-RVNUA-PX41R 1XQBI-1362I-SMN19-6UU4W 2181X-E34PF-5DCTY-8IJSU 8PFHC-XGH8R-HPRKI-OPQRX 8M74P-61O87-W41HY-GOCDB RNM8F-68WC9-NRYDI-X1YOY

Crianças fazendo sexo na internet?

Não estou motivando, e sim repreendendo.

Fazendeiro, Gilson Dantas (Xinguara) morre em acidente de Helicóptero.

  (Imagens do Helicóptero e de Gilson Dantas, em vida).  Fotos-Edmar Brito. O helicóptero do pecuarista  Gilson Roberto Dantas , residente em  Xinguara , caiu   no final da tarde de ontem,  (15)  no município de São Felix do Xingu, numa região de mata, com quatro pessoas a bordo, entre elas estavam o próprio  Gilson  e o piloto  Gerson Nichi . Hoje,  ( 16),  pela manhã os destroços da aeronave foram localizados por outro helicóptero que fazia buscas na região. Informações dão conta que não há sobreviventes do acidente. Uma equipe, por terra, tenta chegar ao local, enquanto um helicóptero da  Fazenda Santa Barbara  dar suporte aéreo.  Gilson havia adquido a aeronave há um ano, com o objetivo de utilizá-la em viagens pelas cidades e fazendas da região, uma forma que ele encontrou de dar mais agilidade e facilidade nos negócios com gado que empreendia diariamente na cidade, onde tinha um escritór...