A Prefeitura  de Marabá, através da Secretaria Municipal de Educação, realizou na  última quinta-feira, dia 17, a formatura de 710 jovens e adultos que  cursaram o programa Brasil Alfabetizado, fruto de parceria entre os  governos federal e municipal para alfabetizar alunos entre 15 a 100 anos  de idade, que não tiveram acesso à escola quando criança. 
A  cerimônia de formatura aconteceu no Ginásio Manoel Paulino Alves  (Dequinha), localizado na Avenida Gaviões, no bairro Laranjeiras, com a  participação do secretário municipal de Educação, Ney Calandrini de  Azevedo, e do diretor de Ensino Urbano, Orlando Morais.
Ney  explicou que o atendimento dos alunos nas escolas públicas, através do  Brasil Alfabetizado, é de 92% com estrutura adequada e 8% funcionam em  associações, igrejas, centros comunitários e acampamento do MST.
Em  2010/2011, o município de Marabá recebeu 978 alunos matriculados,  totalizando 46 turmas, sendo 25 na zona urbana e 21 na zona rural.  
O  programa Brasil Alfabetizado, segundo Ney, é desenvolvido em dez meses,  com dois apenas para divulgação e mobilização e oito meses de aulas.
Dos 710 alunos concluintes, 290 são da zona urbana e 420 da área rural.
Segundo  Ananias Viana Lima, coordenador do Brasil Alfabetizado em Marabá, foram  matriculados 978 estudantes, mas lamentavelmente mais de 200 acabaram  desistindo de serem alfabetizados por algum motivo. 
Todavia,  terão uma nova chance, uma vez que em setembro deste ano a Prefeitura  de Marabá vai abrir novas turmas através do Brasil Alfabetizado. 
Entre os alunos formandos, estavam presentes Alcebíades Almeida, de 70 anos de idade, e Eletícia Maria dos Passos, de 82 anos. 
Os  dois disseram que não tiveram oportunidade de estudar enquanto jovem e  agora não poderiam perder essa chance. “Moro na zona rural, lá tudo é  difícil, mas não deixei de frequentar as aulas. Agora posso dizer que  sou um cidadão de verdade, sei ler e escrever”, comemora Alcebíades.
Folha do Pará 
Comentários
Postar um comentário