Segundo Keynes o défice orçamentário é um mecanismo anticíclico de equilíbrio econômico em política econômica, em períodos de depressão econômica,  é necessário criar um déficit sistemático no orçamento para estimular a  economia, e aumentar a taxa tributária em períodos de prosperidade para  acumular poupança, desta forma são criados recursos que são  aproveitados em investimentos futuros, ou seja, forçar o orçamento de  tal forma, que irá manter a economia oscilando, ora para cima, ora para  baixo. Quando houver viés de baixa, deve-se forçá-la a subir, ao  contrário, quando o viés for de alta, forçamo-lo a baixar, assim, existe  condição de manipular os índices econômicos de tal forma, que sempre  será possível fazer a economia deficitária ou superavitária de acordo  com as necessidades macroeconômicas, a este processo se dá o nome de  orçamento cíclico ou realimentado..
Défice ou déficit é um termo da contabilidade de origem latina, que se caracteriza por um saldo negativo. Em um orçamento, o saldo negativo ocorre quando os gastos ou despesas superam os ganhos ou receitas (basicamente oriundas da arrecadação de tributos). Se o saldo é negativo, o orçamento é chamado deficitário. 
O défice pode ser provocado pelo gastos excessivos do estado, quer em gastos sociais ou em gastos com a Administração pública.
Comentários
Postar um comentário