Pular para o conteúdo principal

Palestina: três razões para esperança


Insucesso de Israel no ataque a Gaza, mudança na postura de Washington e possível governo de unidade podem reabrir, na agenda internacional, busca de uma saída para ocupação do país
Começou esta terça-feira (11/10), no Cairo, uma bateria de reuniões entre treze grupos políticos palestinos, inclusive os dois principais:Al Fatah criada por Yasser Arafatque comanda a Autoridade Nacional Palestina e governa a Cisjordânia; e o fundamentalistaHamas, que controla a Faixa de Gaza. A reunião é parte de um mudança alentadora, ainda que muito incipiente. Pela primeira vez em muitos anos, é possível vislumbrar, para a Palestina, um horizonte diferente da dominação, humilhações e massacres promovidos por sucessivos governos de Israel.
Os motivos para otimismo são três. Primeiro, multiplicam-se os sinais de que Israel, derrotado ao invadir o Líbano, em 2006, também não obteve as metas que vislumbrava, na recente ofensiva sobre Gaza. Na edição de fevereiro de Le Monde Diplomatique há um balanço detalhado a respeito. Embora vitoriosos militarmente, os invasores não conseguiram alterar o status quo político em Gaza. Além disso, a violência empregada foi inteiramente desproporcional à que Israel alegou combater; e os massacres de civis, repetidos e ilimitados (inclusive visando instalações da ONU). Em consequência, houve graves prejuízos políticos e de imagem.
O segundo fator é a mudança clara na postura dos Estados Unidos, após o fim da era Bush e a posse de Obama. Os primeiros recados a este respeito foram transmitidos por Hillary Clinton, em sua recente visita ao Oriente Médio. A nova secretária de Estado dos EUA reintroduziu na agenda política da região a proposta de criação de um Estado palestino soberano, criticou Telavive ao menos parcialmente  (referindo-se às destruições de imóveis de árabes em Jerusalém) e anunciou o envio de dois emissários de alto nível à Síria. É pouco, mas simbólico: indica que pode sofrer abalos, em Washington, a política de prioridade absoluta a Israel — essencial para manter a Palestina subjugada nas condições atuais.
O terceiro elemento animador é a própria retomada das negociações entre grupos palestinos. Al Fatah e Hamas vivem há anos um  conflito aberto, que frequentemente degenera em choques armados e sangrentos de parte a parte. Além do reencontro no Egito, falam agora abertamente em constituir um governo de unidade. Esta semana, o primeiro-ministro da Autoridade Palestina, Salam Fayyad renunciou, para abrir caminho a um gabinete de reconciliação.
Há muito chão pela frente e é preciso aguardar o desenlace do conclave no Cairo. Mas, fruto dete pequeno conjunto de mudanças, está aberto um novo horizonte. Se os palestinos forem bem-sucedidos na reconstituição da unidade, o novo governo terá reconhecimento  amplo. Poderão, então, terminar a guerra interna e o isolamento internacional que transformaram a ocupação, na última década, num fato quase fora da agenda política. Num ato infame que parecia, porém, um problema insolúvel — e por isso despertava, nos setores da opinião pública favoráveis à causa palestina, apenas um sentimento impotente de dor.
Outras Palavras

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Serial, Ativador do IDM - Internet Download Manager

Desconectado da internet, preencha seu nome, sobrenome e e-mail e cole um dos seriais a baixo. UT13R-7B61S-2RS4F-VW8HE M3EKY-43E5R-8F72Q-6YE5W Indicado: P7TUP-Q27PX-UWT7I-O6U8W Idicado: P7TUP-Q27PX-UWT7I-O6U8W Indicado: SV8SX-FAFRT-0HZGT-6UG7S VLHH3-DOT2L-GWSPV-8R51Y 2F16E-O72OO-FTKQZ-F7ANL 7XKBZ-G5IJL-J4YUG-TMDMD 71GYP-HD5L0-82FI3-CLM2V THVW6-EC16E-5LWIK-72MII LSA8Y-CJDSS-RVNUA-PX41R 1XQBI-1362I-SMN19-6UU4W 2181X-E34PF-5DCTY-8IJSU 8PFHC-XGH8R-HPRKI-OPQRX 8M74P-61O87-W41HY-GOCDB RNM8F-68WC9-NRYDI-X1YOY

Crianças fazendo sexo na internet?

Não estou motivando, e sim repreendendo.

Número da ANATEL, Telefone da ANATEL (0800) - Entre em contato com a ANATEL

Você que está cansado de está nas mãos dessas operadoras irresponsáveis, que não te dão os atendimentos devidos... aqui está o número da ANATEL ligue e faça eles te ligarem horas depois e te darem todo o atendimento necessário; Os novos números de contato da ANATEL são: Atedimento normal: 1331 Pessoas com deficiência auditiva,  1332,  De segunda a sexta-feira, nos dias úteis, das 8h às  Contato pelo formulário online, clique no link abaixo: Atendimento On-line NOTÍCIAS SOBRE ANATEL: ---------------------------------------------------------- TCU vai auditar operadoras de celular e Anatel Por que a Banda Larga (ainda) não é de todos Novo Regulamento da Anatel vem defender os direitos do consumidor de telecom Consumidores avaliam qualidade dos serviços de telecomunicação Saiba o que perguntar antes de contratar serviços de telecomunicações Comente via Facebook: