Pular para o conteúdo principal

PESQUISA DA UFPA sobre internet é aprovada


De que forma você acredita que a internet pode melhorar? Com um suporte maior para compras online? Com um sistema mais seguro e confiável, sem o perigo de ter os seus dados roubados por alguém? Ou talvez com algum aplicativo para a melhor integração com outros aparelhos da sua casa? Pensando em desenvolver pesquisas para a internet do futuro, o professor Antônio Abelém, da Faculdade de Ciência da Computação da Universidade Federal do Pará (UFPA) está coordenando o Projeto “Experimentação em Futuro da Internet entre Brasil e Europa" (Fibre). 
O estudo foi aprovado pelo Conselho Nacional de Pesquisa Científica (CNPq) e será financiado pelos próximos dois anos e meio.

O Projeto foi aprovado nas Chamadas Coordenadas Brasil-União Europeia (UE) e visa criar um espaço comum entre a UE e o Brasil para pesquisa experimental em Internet do Futuro, de infraestrutura de rede e aplicações distribuídas.
“Iremos criar uma infraestrutura de rede sem fio e óptica para possibilitar a realização de pesquisas experimentais. No Projeto, estão previstos três estudos de caso para testar esse conjunto de elementos tecnológicos, mas a expectativa é que, depois de pronto, esse experimento sirva para os pesquisadores testarem e validarem suas pesquisas”, explica o professor.

Com a ajuda da infraestrutura criada, será possível propor mudanças e melhorias para a arquitetura atual da internet, dentro da qual serão feitos experimentos para aprimorar a navegação e a sua utilidade, de forma a evitar possíveis falhas, erros e até mesmo ataques externos, que ainda podem acontecer.
“Nas duas últimas décadas, as redes, especialmente a internet, têm se tornado parte da infraestrutura crítica de governos, empresas, residências e escolas. A atual engenharia sofreu muitas extensões para incluir novas funcionalidades, as quais não foram previstas no projeto inicial”, explica Antônio Abelém.

A perspectiva é que essa cooperação entre Brasil e União Europeia se mantenha ativa mesmo depois do término do Projeto, e que a  infraestrutura criada possa balizar novas pesquisas, posteriormente, como frisa o coordenador do estudo: “Esta é uma oportunidade ímpar de aumentar a colaboração e a troca de conhecimento entre pesquisadores europeus e brasileiros, no campo de Internet do Futuro.”
(As informações são da UFPA)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Serial, Ativador do IDM - Internet Download Manager

Desconectado da internet, preencha seu nome, sobrenome e e-mail e cole um dos seriais a baixo. UT13R-7B61S-2RS4F-VW8HE M3EKY-43E5R-8F72Q-6YE5W Indicado: P7TUP-Q27PX-UWT7I-O6U8W Idicado: P7TUP-Q27PX-UWT7I-O6U8W Indicado: SV8SX-FAFRT-0HZGT-6UG7S VLHH3-DOT2L-GWSPV-8R51Y 2F16E-O72OO-FTKQZ-F7ANL 7XKBZ-G5IJL-J4YUG-TMDMD 71GYP-HD5L0-82FI3-CLM2V THVW6-EC16E-5LWIK-72MII LSA8Y-CJDSS-RVNUA-PX41R 1XQBI-1362I-SMN19-6UU4W 2181X-E34PF-5DCTY-8IJSU 8PFHC-XGH8R-HPRKI-OPQRX 8M74P-61O87-W41HY-GOCDB RNM8F-68WC9-NRYDI-X1YOY

Crianças fazendo sexo na internet?

Não estou motivando, e sim repreendendo.

Fazendeiro, Gilson Dantas (Xinguara) morre em acidente de Helicóptero.

  (Imagens do Helicóptero e de Gilson Dantas, em vida).  Fotos-Edmar Brito. O helicóptero do pecuarista  Gilson Roberto Dantas , residente em  Xinguara , caiu   no final da tarde de ontem,  (15)  no município de São Felix do Xingu, numa região de mata, com quatro pessoas a bordo, entre elas estavam o próprio  Gilson  e o piloto  Gerson Nichi . Hoje,  ( 16),  pela manhã os destroços da aeronave foram localizados por outro helicóptero que fazia buscas na região. Informações dão conta que não há sobreviventes do acidente. Uma equipe, por terra, tenta chegar ao local, enquanto um helicóptero da  Fazenda Santa Barbara  dar suporte aéreo.  Gilson havia adquido a aeronave há um ano, com o objetivo de utilizá-la em viagens pelas cidades e fazendas da região, uma forma que ele encontrou de dar mais agilidade e facilidade nos negócios com gado que empreendia diariamente na cidade, onde tinha um escritór...