Os efeitos do aquecimento global são geralmente  relacionados a desastres naturais causados pelas alterações climáticas, e  à perda significativa de gelo nos pólos do mundo. Mas, um fenômeno  curioso, consequência direta do problema, vem acontecendo na  Grã-Bretanha. O clima mais úmido e quente na “ilha da rainha”  vem promovendo mudanças no comportamento da agricultura na região, ao  melhorar as condições para a produção de azeitonas.
 Até o famoso chá britânico vem sendo beneficiado com todas essas  mudanças meteorológicas. As flores que compõem a bebida desabrocharão  antes do esperado, com isso todo o processo de colheita poderá ser  antecipado. Aliás, as primeiras plantações já estão a todo vapor na  Cornualha, ao sudoeste da Inglaterra.
 “Tivemos uma primeira oportunidade (quando a temperatura se tornou  mais amena em 1999), mas a primeira colheita foi em 2005. Nosso  rendimento vem melhorando ano a ano”, comentou Jonathan Jones, diretor  da Tregothnan Estate, em entrevista publicada no portal IG. Porém, David  Leaver, professor emérito do Royal Agricultural College, fez questão de  frisar que este novo momento da agricultura britânica também depende da  criação de novas variedades que serão capazes de se adaptar, também ao  clima mais frio – tão constante na ilha, e oposto aos verões mais  quentes.
 Nesse caso, os biotecnólogos também serão influenciados pelo clima de mudanças: “O  milho, por exemplo, nunca foi cultivado neste país, mas agora sua  cultura está sendo cada vez mais tentada. Principalmente por causa das  novas conquistas dos pesquisadores, que conseguiram variedades que  amadurecem mais cedo, e não apenas pelo aquecimento global – que não é o  único fator influente na agricultura”, finalizou Leaver.
GreenStyle 
Comentários
Postar um comentário