A preocupação com o meio ambiente é responsabilidade de todas as  pessoas que fazem parte de uma empresa.Desde o momento em que sai de  casa para trabalhar o cidadão pode tomar atitudes sustentáveis.  Começando pelo meio de transporte escolhido.
 A pessoa que deixa de rodar 20 quilômetros por semana, deixa de  emitir na atmosfera, anualmente, cerca de 440 quilos de dióxido de  carbono (CO2), um dos gases de efeito estufa. A poluição do ar,  provocada principalmente por carros, causa a morte de 3 milhões de  pessoas por ano no mundo. Além disso, o trânsito das grandes cidades  provoca atrasos nos compromissos e estresse para os motoristas. Por  isso, é preferível que se vá ao trabalho em transporte coletivo, de  bicicleta ou mesmo a pé.
 No trabalho, economizar papel significa evitar a produção de resíduos  e diminuir a derrubada de árvores. Use os dois lados de uma folha  quando puder e imprima somente o que for necessário (além disso, confira  o que está na tela do computador para corrigir possíveis erros). A  economia de papel também reduz o uso de água (para produzir 1 quilo de  papel, são necessários 540 litros de água).
 Os funcionários podem se mobilizar para implantar um programa de  coleta seletiva na empresa. Isso exige dedicação e empenho, mas não é  difícil e pode ser feito por um grupo de três ou quatro pessoas. O  descarte de copos plásticos para beber água também pode ser reduzido se  cada trabalhador levar uma caneca ou garrafinha de casa. Um ponto a ser  observado: o trabalho de coleta seletiva não acaba depois da implantação  do programa. Ele deve ser acompanhado de perto sempre, para que sejam  divulgados seus resultados e mais pessoas possam participar.
O ambiente de trabalho também gera impactos no meio ambiente. Nos  banheiros e no lavatório, é mais econômico instalar torneiras com  sensores de funcionamento automático, ou seja, que só abrem quando as  mãos se aproximam delas. Por exemplo, num edifício comercial de dez  andares onde circulam diariamente cerca de 2 mil pessoas (supondo que  cada uma use a torneira 1 minuto por dia), se todas as torneiras tiverem  sensores, a economia de água chegará a 40%.
O uso do ar-condicionado é outro ponto em que pode haver grande  economia. Esses aparelhos devem ser instalados longe de espaços em que  bata sol e, quando estiverem ligados, as janelas e as portas do ambiente  devem ser fechadas, para evitar que o sol entre e aumente a temperatura  interna. Os filtros do equipamento precisam estar sempre limpos, pois a  sujeira faz com que o motor trabalhe mais, o que aumenta o gasto de  energia. Se o local de trabalho tiver janelas grandes e boa ventilação  natural, não há nem motivo para ligar o ar-condicionado.
Fonte: www.brasil.gov.br 
Comentários
Postar um comentário