Por essa, nem o mais pessimista dos ativistas ambientais esperava. Um estudo publicado pela revista “Nature Geoscience” informou que o reflorestamento, assunto tão em pauta na agenda ambiental, não é suficiente para combater o aquecimento global. É necessário reduzir a emissão de gás carbônico.
Os responsáveis pela pesquisa são Vivek Arora, da Universidade de Victoria, e Alvaro Montenegro, da Universidade de St. Francis Xavier, ambas no Canadá.
Para chegar ao resultado, eles criaram cinco modelos de reflorestamento que abrangem de 2011 a 2060. Durante o processo, os pesquisadores observaram os efeitos no solo, na água e no ar. A conclusão foi que mesmo que “todas as terras cultivadas do mundo fossem reflorestadas, isto só bastaria para reduzir o aquecimento global em 0,45º C no período 2081-2100″, como divulgou a agência France Presse.
A má performance se deve ao fato de precisarmos esperar os bosques, por exemplo, envelhecerem para captar o CO2 que está na atmosfera há séculos. O estudo ainda revelou que “reflorestar as regiões tropicais é três vezes mais eficaz para reduzir o aquecimento do que fazê-lo em latitudes mais elevadas ou em regiões temperadas”.
O estudo aponta a seguinte conclusão: “O reflorestamento não pode substituir a redução de emissões de gases de efeito estufa.”
Apesar do benefício do reflorestamento ainda ser pequeno, nós podemos contribuir para melhorar a situação de outras maneiras. Descubra a seguir cinco formas simples e eficazes de ajudar o globo:
1) Troque sua lâmpada incandescente por fluorescente compacta. Com essa atitude, você deixará de gerar pelo menos 400 quilos de dióxido de carbono ao ano;
2) Caminhe e deixe o seu carro em casa ou divida o veículo com o seu vizinho. Ou use o ônibus ou o metrô;
3) Se for inevitável o uso do carro, mantenha a pressão dos pneus no valor correto para ajudar a melhorar o rendimento do combustível do automóvel. Cada litro de gasolina libera 2.5 Kg de dióxido de carbono;
4) Se você reciclar a metade do seu lixo, você estará livrando o planeta de 1.000 quilos de dióxido de carbono anuais e
5) Na hora do banho, prefira chuveiro de baixa pressão e tome banho gelado no verão. Com isso, menos 3 toneladas de dióxido de carbono anuais.
Fonte: style.greenvana.com
Comentários
Postar um comentário