A  população mundial superará a barreira dos 7 bilhões de pessoas em 2011,  sendo a África o continente que mais cresce, segundo estudo bianual que  será publicado esta quinta-feira pelo Instituto Francês de Estudos  Demográficos (Ined).
Segundo  o relatório, a população mundial levou 12 anos para chegar aos 7  bilhões, depois de superar os 6 bilhões em 1999. De acordo com as  projeções do Ined, a Terra terá 8 bilhões de pessoas em 2025.
Este  ano, o crescimento se estabilizará durante um século, situando-se entre  9 e 10 bilhões de pessoas, segundo o Ined - que faz seus estudos em  paralelo aos da ONU, o Banco Mundial e outros institutos nacionais.
Em  2011, o crescimento demográfico mundial cairá 1,1%, visto que contrasta  com o aumento de 2% alcançados há 50 anos, segundo o estudo.
A  desaceleração do crescimento responde à diminuição da taxa de  fecundidade mundial, que caiu a uma média de 2,5 anos por mulher contra  cinco filhos em 1950.
O  Ined destaca as enormes diferenças entre alguns países, como por  exemplo no Níger (sete filhos por mulher) frente a Taiwan (com taxa de  0,9).
A  África é o continente onde o crescimento demográfico continuará em  clara ascenção, principalmente na zona subsaariana, assim como uma parte  da Península Arábica e as regiões que vão do Afeganistão ao norte da  Índia.
Comentários
Postar um comentário