O governo de Rondônia, por intermédio da Secretaria de Estado do  Desenvolvimento Ambiental (Sedam), em parceria com a Associação de  Defesa Etnoambiental Kanindé, realiza o Fórum de Mudanças Climáticas,  Biodiversidade e Serviços Ambientais de Rondônia, na próxima terça-feira  (27), no auditório do Sebrae, em Porto Velho.
   O evento visa constituir um espaço democrático de discussão acerca do  tema sobre mudanças climáticas, energia, biodiversidade, floresta e  serviços, onde poderão compor diversas organizações da sociedade civil e  órgãos governamentais a fim de conscientizar e mobilizar a sociedade  rondoniense para a discussão e a tomada de posição sobre o fenômeno das  mudanças climáticas globais.
  Na programação do Fórum está a apreciação da minuta da Lei de Mudanças  Climáticas, Conservação Ambiental e Desenvolvimento Sustentável de  Rondônia; a assinatura do decreto que institui o Fórum de Mudanças  Climáticas, Biodiversidade, Serviços Ambientais, que tem como objetivo  mobilizar e conscientizar a sociedade sobre mudanças climáticas globais  com a finalidade de subsidiar a elaboração e implementação de políticas  públicas relacionadas ao tema, em articulação com o Fórum Brasileiro de  Mudanças Climáticas, Fóruns Estaduais constituídos e com a Comissão  Interministerial de Mudanças Climáticas, além de demais iniciativas  públicas e privadas.
  Também será colocado em discussão o conhecimento existente a respeito  de impactos causados pela mudança global do clima sobre biomas  brasileiros, em especial os amazônicos, identificando lacunas existentes  com o objetivo de obter um conjunto de informações técnico-científicas  para subsidiar tomadas de decisões necessárias para priorizar o  desenvolvimento e o aprofundamento de estudos de impactos em áreas e  setores mais vulneráveis.
   Estão previstas, ainda, palestra do secretário estadual de meio  ambiente do Estado do Acre, Carlos Edgar de Deus, abordando a temática, e  a palestra Mudanças Climáticas em Rondônia do meteorologista Marcelo  Gama, técnico da Sedam. Outra pauta do Fórum que merece destaque é a  composição de três câmaras temáticas: Clima, Florestas e Energia.
   A primeira vai tratar sobre estruturação e dinâmica de trabalho da  Sedam referente às mudanças climáticas e gestão de riscos ambientais,  como também diretrizes à elaboração do mapa de vulnerabilidade do Estado  de Rondônia. A segunda câmara vai traçar estratégias de prevenção e  combate ao desmatamento; política estadual de serviços ambientais e  REDD, dentre outros assuntos correlatos. A terceira câmara tratará do  balanço e matriz energética de Rondônia; potencialidades energéticas e  política energética.
   A secretária da Sedam, Nanci Maria Rodrigues da Silva, disse que esse é  o momento de unir forças no sentido de mobilizar e conscientizar todos  os segmentos sociais na busca de um engajamento coletivo para o  desenvolvimento de atitudes positivas e políticas públicas de mitigação  das mudanças climáticas.
   “Temos grandes desafios como o controle do desmatamento, a redução dos  índices de queimadas, a definição de planos setoriais e o mercado de  carbono. Para isso precisamos de mecanismos mais eficientes e de ampliar  os espaços de participação para avançarmos na agenda das mudanças  climáticas e pensarmos no modelo de desenvolvimento que queremos”,  enfatizou Nanci Rodrigues.
Fonte: www.rondonoticias.com.br 
Comentários
Postar um comentário