Pular para o conteúdo principal

Ex-faxineiro "Leandro Assunção" prestou 40 vestibulares até passar na faculdade de medicina, em Campo Grande


Estudante Leandro Almeida Assunção, de 26 anos, conta os dias para concluir curso de medicina (Foto: Leandro Abreu/G1 MS)Leandro Assunção, 26 anos, diz que sonha desde a infância em ser médico.
Trabalho com faxineiro foi meio de custear escola e se preparar para curso.


O estudante de Campo Grande Leandro Almeida Assunção descobriu que queria ser médico quando tinha oito anos e enfrentou muitos desafios para conseguir realizar o seu sonho. Sem dinheiro, trabalhou como faxineiro para estudar em uma escola particular e aumentar as chances de entrar em uma universidade. Hoje, aos 26 anos, está no último semestre do curso de medicina e já conta os dias até o fim do ano para receber o diploma.
Nesta terça-feira (18), Dia do Médico, o acadêmico contou ao G1 que, apesar de todas as dificuldades, nunca pensou em desistir do sonho. “Desde criança eu queria trabalhar com ciência e, ao mesmo tempo, ajudar as pessoas”.
O rapaz sempre morou com o pai, a mãe e dois irmãos mais novos. A mãe é dona de casa e o pai tem uma loja de consertos de bicicletas. “Nunca passei fome, mas sempre passamos apertados quando o assunto era dinheiro”, lembra
No caminho para sonho, ele conta que estudou em escolas públicas até o último ano do ensino fundamental. Depois fez uma prova e conseguiu uma bolsa de estudos para fazer o ensino médio em um colégio particular.
“Consegui 80% de desconto, mas, mesmo assim, minha família não tinha dinheiro para pagar restante da mensalidade”. Resolveu falar com a direção da escola e se ofereceu para prestar serviços em troca dos estudos.

“Eu disse que poderia fazer qualquer serviço, até ser faxineiro no colégio". A proposta foi aceita. "De manhã eu estudava e, no período da tarde, ajudava na limpeza do pátio, das salas de aulas, da biblioteca e até ajudava a descarregar caminhão”, disse Assunção.
Para chegar até a faculdade de medicina, o estudante enfrentou várias provas, literalmente. No fim do terceiro ano do ensino médio, ele prestou vestibular para universidades públicas de Mato Grosso do Sul, mas não conseguiu passar. Então, teve que fazer um cursinho preparatório.
O estudante terminou o ensino médio em 2002, mas só conseguiu entrar na universidade em 2005. "Em três anos, cheguei a fazer 40 provas de várias universidades. Cheguei a passar para a segunda fase de uma universidade pública em São Paulo, mas desisti porque não tinha mais dinheiro para ficar hospedado na cidade”, recorda.
Assunção conseguiu fazer o curso de medicina em uma universidade particular por meio do Prouni, programa do governo federal. Mesmo tendo aulas em período integral, fazia 'bicos' nos horários em que não está na faculdade para comprar livros e materiais. “Eu dava aulas particulares de biologia e química no horário de almoço, à noite e nos fins de semana. Consegui juntar um dinheirinho assim”, afirmou.
O estudante, que vai se formar em medicina em dezembro, acredita que ainda terá muitos desafios pela frente e assegura que não falta disposição para enfrentá-los. “Para ser um bom médico vou continuar estudando, sempre em busca de mais conhecimento. Ainda tenho muito entusiamo para isso”, afirma.
G1

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Serial, Ativador do IDM - Internet Download Manager

Desconectado da internet, preencha seu nome, sobrenome e e-mail e cole um dos seriais a baixo. UT13R-7B61S-2RS4F-VW8HE M3EKY-43E5R-8F72Q-6YE5W Indicado: P7TUP-Q27PX-UWT7I-O6U8W Idicado: P7TUP-Q27PX-UWT7I-O6U8W Indicado: SV8SX-FAFRT-0HZGT-6UG7S VLHH3-DOT2L-GWSPV-8R51Y 2F16E-O72OO-FTKQZ-F7ANL 7XKBZ-G5IJL-J4YUG-TMDMD 71GYP-HD5L0-82FI3-CLM2V THVW6-EC16E-5LWIK-72MII LSA8Y-CJDSS-RVNUA-PX41R 1XQBI-1362I-SMN19-6UU4W 2181X-E34PF-5DCTY-8IJSU 8PFHC-XGH8R-HPRKI-OPQRX 8M74P-61O87-W41HY-GOCDB RNM8F-68WC9-NRYDI-X1YOY

Crianças fazendo sexo na internet?

Não estou motivando, e sim repreendendo.

Número da ANATEL, Telefone da ANATEL (0800) - Entre em contato com a ANATEL

Você que está cansado de está nas mãos dessas operadoras irresponsáveis, que não te dão os atendimentos devidos... aqui está o número da ANATEL ligue e faça eles te ligarem horas depois e te darem todo o atendimento necessário; Os novos números de contato da ANATEL são: Atedimento normal: 1331 Pessoas com deficiência auditiva,  1332,  De segunda a sexta-feira, nos dias úteis, das 8h às  Contato pelo formulário online, clique no link abaixo: Atendimento On-line NOTÍCIAS SOBRE ANATEL: ---------------------------------------------------------- TCU vai auditar operadoras de celular e Anatel Por que a Banda Larga (ainda) não é de todos Novo Regulamento da Anatel vem defender os direitos do consumidor de telecom Consumidores avaliam qualidade dos serviços de telecomunicação Saiba o que perguntar antes de contratar serviços de telecomunicações Comente via Facebook: