Pular para o conteúdo principal

Casos de morte por aids no mundo diminuem, destaca imprensa

Diferentes veículos de comunicação destacaram nesta terça-feira, dia 22, os dados do Relatório Global sobre HIV/Aids 2011. Segundo o informativo do Unaids (Programa Conjunto das Nações Unidas sobre HIV/Aids), o número de mortes pela doença diminuiu e o de infecções estabilizou. Em relação ao Brasil, o Unaids avaliou que o país investe bem os recursos para prevenção e tratamento da epidemia. Confira a seguir a reportagem publicada no jornal O Globo.

Epidemia de Aids na encruzilhada

Numa clara indicação de que as campanhas de prevenção da aids vêm funcionando, o número de novas infecções pelo HIV no ano passado foi o menor registrado desde 1997. A quantidade de pessoas recebendo tratamento também é recorde, o que faz com que os diretores do Programa de aids das Nações Unidas (Unaids) vislumbrem, pela primeira vez, a possibilidade do "fim da epidemia". Mas a atual crise econômica mundial ameaça as conquistas dos últimos anos: pela primeira vez, os recursos investidos na luta contra a doença sofreram uma redução bastante significativa.

Das 14,2 milhões de pessoas em países pobres e em desenvolvimento que precisam do tratamento, 6,6 milhões o estão recebendo, ou 47%, um recorde. Não é o ideal, claro, mas há menos de dois anos, esse percentual era de 36%, como revela o relatório anual do Unaids, divulgado ontem, em Genebra. Consequentemente, o número de mortes caiu bastante, de 2,2 milhões em 2005 para 1,8 milhão no ano passado. Outra consequência direta do aumento do número de pessoas em tratamento foi a redução das novas infecções para 2,7 milhões ao ano em 2010 - 21% a menos do que em 1997. Quanto mais gente recebendo o remédio e, portanto, tendo sua carga viral controlada, menor é a chance de circulação do vírus.

“O grande ponto para nós foi a redução do número de novas infecções”, afirmou o diretor do Unaids, Michel Sidibe. “É justamente aí que ganhamos a luta contra a epidemia.” Por isso mesmo, as metas a médio prazo do Unaids são reduzir o número de novas infecções e de mortes a zero, o que garantiria um perfil inteiramente novo à epidemia. Mas as metas podem ser ameaçadas pela crise mundial.

Pela primeira vez desde 1997, ano em que os programas de combate à epidemia receberam US$300 milhões, o volume de recursos investidos só vem aumentando. Em 2007, foram US$10 bilhões. Mas no ano passado, pela primeira vez, foi registrada uma queda - de 10%, bastante significativa - nos recursos. No Fundo Global de Combate a aids, a redução foi ainda maior, de 20%. Especialistas temem que, com tais cortes, os bons resultados divulgados ontem não se repitam nos próximos anos.

“Se, até agora, o caso da aids vem sendo um exemplo de como o mundo pode responder bem a um desafio, neste momento o exemplo está sob risco”, afirmou o diretor do Escritório Central do Unaids, em Genebra, o brasileiro Luiz Loures. “Este novo pacto estabelecido pelo G20 e outras plataformas para lidar com a crise econômica não coloca a questão da aids como deveria, o impacto da crise na epidemia não está sendo levado em conta.”

Tido von Schoen-Angerer, do Médicos Sem Fronteiras (MSF), concorda com o colega. “Nunca, em mais de uma década oferecendo tratamento, vimos um momento tão promissor para reverter a epidemia", disse. "Governos dos países mais afetados estão dispostos a agir, aproveitar o momento. Mas isso não significa nada se não houver dinheiro.”

Para Luiz Loures, estamos diante de uma encruzilhada. E alerta para os riscos. “Não só precisamos manter essas pessoas em tratamento, quanto precisamos expandí-lo ", sustentou. “E, atualmente, são 6,6 milhões recebendo o coquetel, não é um número pequeno. E a maioria em países pobres, com outras questões sociais graves. Então esse pode ser um fator de grave instabilidade social, se pararmos de oferecer o tratamento para tamanha parcela da população.”


Fonte: O Globo 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Serial, Ativador do IDM - Internet Download Manager

Desconectado da internet, preencha seu nome, sobrenome e e-mail e cole um dos seriais a baixo. UT13R-7B61S-2RS4F-VW8HE M3EKY-43E5R-8F72Q-6YE5W Indicado: P7TUP-Q27PX-UWT7I-O6U8W Idicado: P7TUP-Q27PX-UWT7I-O6U8W Indicado: SV8SX-FAFRT-0HZGT-6UG7S VLHH3-DOT2L-GWSPV-8R51Y 2F16E-O72OO-FTKQZ-F7ANL 7XKBZ-G5IJL-J4YUG-TMDMD 71GYP-HD5L0-82FI3-CLM2V THVW6-EC16E-5LWIK-72MII LSA8Y-CJDSS-RVNUA-PX41R 1XQBI-1362I-SMN19-6UU4W 2181X-E34PF-5DCTY-8IJSU 8PFHC-XGH8R-HPRKI-OPQRX 8M74P-61O87-W41HY-GOCDB RNM8F-68WC9-NRYDI-X1YOY

Crianças fazendo sexo na internet?

Não estou motivando, e sim repreendendo.

Fotos: Morte de Cristiano Araújo

Pesquisas relacionadas:  acidente c DEIXE SUA MENSAGEM AQUI: ristiano araujo, morte de cristiano araujo, cristiano araújo, cristiano araujo morreu, cristiano araujo morre, acidente de cristiano araujo, cristiano araujo acidente, morre cristiano araujo, cantor cristiano araujo, fotos do acidente de cristiano araujo, allana moraes, acidente com cristiano araujo, cristiano araujo 2015, fotos acidente cristiano araujo, morte cristiano araujo, musicas de cristiano araujo, acidente cristiano araújo, morte do cantor cristiano araujo, allana coelho pinto de moraes, acidente do cristiano araujo, namorada de cristiano araujo, musica cristiano araujo, fotos do acidente do cristiano araujo, filhos de cristiano araujo, cristiano araujo musicas, cristiano araujo morto, cristiano araujo músicas, cristiano, cristiano araujo e namorada, fotos do acidente cristiano araujo, musica de cristiano araujo, acidente do cantor cristiano araujo, cristiano araujo morte, morre cantor cristiano ara...