Pular para o conteúdo principal

A opção ainda é suja


image
O maior empecilho para o gás de xisto é o seu custo, bem superior ao da concorrência. Ainda assim, o crescimento do interesse por energias limpas, somado à descoberta de novas reservas do combustível nos EUA, pode turbinar a fonte energética. Trocando em miúdos, ela é a mais forte candidata a opção número 1 na transição entre a suja era do petróleo e um futuro verde, assim como o nosso etanol.


Apesar de já ser usado no aquecimento de mais de 60 milhões de casas nos EUA, além de fornecer cerca de 25% de toda a eletricidade consumida no país, o gás de xisto ainda é envolto por uma espessa nuvem de dúvidas, até mais perigosa que a poluição que causa. Diferente- mente do etanol brasileiro, que conta com forte subsídio governamental desde sua criação, o pouco conhecido processo de extração do gás obtido a partir da rocha sedimentar folhelho – popularmente conhecida como xisto betuminoso – foi desenvolvido pela iniciativa privada.


No entanto, a situação pode começar a mudar. A paranoia nuclear despertada após o acidente em Fukushima ecoa nos grandes polos de extração do gás de xisto nos EUA, como o Estado da Pensilvânia. Em áreas como Bradford County, moradores reclamam há anos dos efeitos nocivos da exploração, responsabilizando-a pela contaminação de lençóis freáticos, envenenamento de animais e redução da flora. O processo conhecido como fraturação hidráulica, usado para direcionar o gás de volta à superfície (leia quadro), consiste na perigosa injeção no subsolo de água misturada a areia e diversos elementos tóxicos.


A consequência mais impressionante, porém, acabou virando tema de documentário indicado ao Oscar no começo do ano: “Gasland” mostra o impacto da exploração do gás na vida de famílias que vivem ao redor de suas fontes. Na cena mais chocante do filme, uma torneira comum de cozinha cospe fogo devido aos altos índices de concentração de metano na água. A descoberta da gigantesca fonte Marcellus, no populoso nordeste americano, lançou uma nova corrida similar à busca pelo petróleo no Texas no começo do século XX. A adoção do gás de xisto, no entanto, ainda depende de fatores como a evolução da tecnologia de extração e maior transparência nos métodos utilizados pelas grandes companhias energéticas. Com o começo deste século apontando para a necessidade de transição entre combustíveis fósseis e renováveis, o gás sai na frente.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Serial, Ativador do IDM - Internet Download Manager

Desconectado da internet, preencha seu nome, sobrenome e e-mail e cole um dos seriais a baixo. UT13R-7B61S-2RS4F-VW8HE M3EKY-43E5R-8F72Q-6YE5W Indicado: P7TUP-Q27PX-UWT7I-O6U8W Idicado: P7TUP-Q27PX-UWT7I-O6U8W Indicado: SV8SX-FAFRT-0HZGT-6UG7S VLHH3-DOT2L-GWSPV-8R51Y 2F16E-O72OO-FTKQZ-F7ANL 7XKBZ-G5IJL-J4YUG-TMDMD 71GYP-HD5L0-82FI3-CLM2V THVW6-EC16E-5LWIK-72MII LSA8Y-CJDSS-RVNUA-PX41R 1XQBI-1362I-SMN19-6UU4W 2181X-E34PF-5DCTY-8IJSU 8PFHC-XGH8R-HPRKI-OPQRX 8M74P-61O87-W41HY-GOCDB RNM8F-68WC9-NRYDI-X1YOY

Crianças fazendo sexo na internet?

Não estou motivando, e sim repreendendo.

Número da ANATEL, Telefone da ANATEL (0800) - Entre em contato com a ANATEL

Você que está cansado de está nas mãos dessas operadoras irresponsáveis, que não te dão os atendimentos devidos... aqui está o número da ANATEL ligue e faça eles te ligarem horas depois e te darem todo o atendimento necessário; Os novos números de contato da ANATEL são: Atedimento normal: 1331 Pessoas com deficiência auditiva,  1332,  De segunda a sexta-feira, nos dias úteis, das 8h às  Contato pelo formulário online, clique no link abaixo: Atendimento On-line NOTÍCIAS SOBRE ANATEL: ---------------------------------------------------------- TCU vai auditar operadoras de celular e Anatel Por que a Banda Larga (ainda) não é de todos Novo Regulamento da Anatel vem defender os direitos do consumidor de telecom Consumidores avaliam qualidade dos serviços de telecomunicação Saiba o que perguntar antes de contratar serviços de telecomunicações Comente via Facebook: