Sema dá curso de educação ambiental a professores de Tailândia - PA
A Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema) encerrou este mês, em Tailândia, nordeste do Pará, curso destinado à formação em educação ambiental para professores, com a intenção de discutir o pensar sobre o meio ambiente a partir de atividades relacionadas à compreensão do sentido pleno de interdependência entre os sistemas socioambientais e culturais.
A pedagoga Graciete Nogueira, coordenadora do curso, considera que “a educação ambiental deve ser entendida como educação política, no sentido de que ela reivindica e prepara os cidadãos para exigir justiça social, cidadania nacional e planetária, autogestão e ética nas relações sociais e com a natureza”.
Eixos temáticos relacionados à educação ambiental foram trabalhados durante o processo. As técnicas em gestão ambiental da Sema Doraci Marinho e Eliana Olegário orientaram os participantes sobre a descentralização da gestão ambiental e articulação de forma crítica e ativa entre as secretarias estaduais e municipais envolvidas no processo, na organização e elaboração da dinâmica dos trabalhos.
A oficina ambiental teve o objetivo de mostrar que o lixo pode se transformar em geração de renda para todos os setores da sociedade com a reciclagem. Garrafas pet viram árvore de Natal ou guirlanda natalina, porta-treco e brinquedos educativos; latas decoradas ou pintadas transformam-se, depois de revestidas com tecidos usados; ou a confecção de revisteiro e de porta material escolar a partir do uso de tubos de papelão e CDs usados.
Uma carta de intenções da Secretaria do Meio Ambiente de Tailândia foi apresentada com propostas ambientais, entre elas o primeiro fórum ambiental estudantil e um trabalho com a associação das mulheres com finalidade de reciclagem. No encerramento, foi feita uma exposição do material confeccionado na oficina de reciclagem ambiental, com troca das peças por alimentos, que formaram cestas básicas para pessoas carentes da comunidade, e foram entregues certificados, com carga horária de 40 horas, aos participantes.
Comentários
Postar um comentário