A qualidade do ensino no Brasil é adequada?
A educação é um dos pilares que sustentam o progresso e o desenvolvimento de um povo ou país. Entretanto, para cumprir essa função a educação deve ser de qualidade, as pessoas devem ter conhecimento pleno dos assuntos estudados. O Brasil tem avançado muito na quantidade de pessoas com acesso aos diversos níveis de ensino, principalmente no nível superior. Mas, será que essa quantidade combina com qualidade? Será que as pessoas saem das faculdades sabendo tudo que deveriam saber? Será que elas saem preparadas? O que deve ser feito para melhorar o nível de ensino no Brasil?
De acordo com uma pesquisa divulgada pelo IBOPE no final de novembro último, 32% das pessoas com nível superior ou cursando uma faculdade no Brasil não são plenamente alfabetizadas e apresentam severas dificuldades em desempenhar atividades para as quais teoricamente foram preparadas. Ou seja, conseguem ler e entender apenas textos de média extensão ou complexidade e fazer operações matemáticas muito simples, sendo totalmente incapazes de ler e entender textos mais extensos ou mais complexos e em matemática não passam das quatro operações básicas. Isso é vergonhoso para quem está dentro de uma faculdade ou já concluiu um curso nela. Onde saiu algo errado nisso? É extremamente preocupante que de cada três pessoas que estão fazendo um curso superior ou já o concluíram, uma sabe muito menos do que uma pessoa que conclui o segundo grau.
Evidentemente que existem múltiplas causas, entretanto, os dois principais fatores que levam a esse resultado são a proliferação de cursos superiores no país sem nenhuma estrutura pedagógica, com baixíssimo nível de ensino e a péssima qualidade do ensino básico e médio, principalmente os de boa parte do setor público. Uma parte muito grande das prefeituras e dos estados brasileiros prefere uma quantidade muito grande de alunos e desprezam totalmente a qualidade do ensino dispensado a esses estudantes. O ensino é algo muito sério para deixar de qualquer forma, é preciso ter mais respeito pelo próprio aluno e pela sociedade. Ao passar de ano um aluno que não está habilitado por meio do conhecimento, a escola o está prejudicando ao invés de lhe ajudar. Mais a frente ele irá precisar do conhecimento que deveria ter aprendido, mas não lhe foi dada a oportunidade de tentar em uma segunda chance de aprender.
Uma das medidas que devem ajudar a melhorar o ensino nas nossas escolas é a obrigatoriedade do número máximo de alunos por sala de aula. Existem estudos internacionais de instituições sérias que comprovam a eficácia das turmas menores na aprendizagem dos estudantes. Isso parece ser bastante óbvio, visto que com uma sala com poucos estudantes o professor poderá ter muito mais tempo para dá atenção a todos os alunos e, além disso, os estudantes passam a ter menos vergonha de perguntar, ficam com menos dúvida e, consequentemente, aprendem muito mais. O Ministério da Educação recomenda o número máximo de aluno por sala de aula desde o jardim de infância até o ensino médio, mas muito poucas escolas obedecem a essa recomendação. Existe em tramitação no Congresso Nacional um projeto de lei que, se aprovado, irá obrigar todas as escolas a respeitarem esse limite. Isso pode ser um primeiro passo no sentido de melhorar o ensino no Brasil.
A educação deve ser tratada com muito mais seriedade pelos governantes e autoridades da área. Deixar proliferar cursos superiores no país e não impor uma fiscalização rigorosa na qualidade dos cursos oferecidos por essas instituições é uma falta de respeito muito grande para a sociedade, fato que poderá custar muito para o país no futuro. Poderá ter uma grande quantidade de doutores analfabetos em nosso país, isso seria uma vergonha extrema para todos. Os prefeitos e governadores deveriam investir muito mais em salas de aula, dando ênfase à qualidade e do nível de aprendizagem no ensino oferecido pelas escolas públicas. O sistema de período integral adotado por algumas escolas públicas em alguns municípios deveria ser adotado por todos. Não há dúvida que se todas as escolas públicas adotassem em todas as suas turmas com estudantes de até 18 anos o período integral o nível de ensino seria extremamente melhorado, chegando ao nível de excelência. Que as autoridades realizem todos os esforços para que esse objetivo seja concretizado.
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