O Desafio SEBRAE 2012 - Apresentação
O Desafio Sebrae é um jogo de negócios que propicia a universitários, como você, a experiência real de administrar uma pequena empresa virtual, disputando o mercado com um grupo de concorrentes.
O tema escolhido a cada ano visa despertar o interesse dos participantes sobre as características de um determinado setor da economia.
A Fruticultura é o tema escolhido para o Desafio Sebrae 2012, pela importância dos setores de agronegócio e alimentação para a economia e o desenvolvimento de regiões rurais e urbanas do país e pela enorme riqueza das frutas produzidas no Brasil e na América Latina.
A leitura deste documento ajuda-o a compreender fatores que influenciam a competitividade no setor da economia escolhido: a fruticultura e sua inserção no agronegócio e no setor de alimentação. Ao mesmo tempo, você é chamado a adotar uma atuação empreendedora comprometida com a busca de soluções ambientalmente sustentáveis, socialmente responsáveis e economicamente viáveis.
Outro objetivo do Guia é que você se familiarize com a linguagem mais formal, encontrada em relatórios setoriais e em artigos de negócio.
Com esse exercício você estará treinando para atuar em sua carreira de forma mais profissional e “baseada em conhecimento”.
Durante o jogo, sua equipe trabalhará com três linhas de produto: polpa, suco e sorvete de frutas tropicais, tomando decisões relacionadas à produção (fábrica) e à prestação de serviços de alimentação (loja).
Gerenciar um empreendimento da área de fruticultura e alimentação contribui para que você desenvolva conhecimentos de gestão e atitudes empreendedoras, úteis para sua atividade futura como empregador ou empregado, mas, acima de tudo, como cidadão empreendedor.
Em síntese, o Guia Setorial do Desafio Sebrae tem como foco temático a Gestão Empreendedora e pretende desenvolver ou reforçar as seguintes competências gerais:
▪ Conhecer as tendências que estão mudando a face do setor de alimentação;
▪ Compreender a organização e os números do setor de Fruticultura e de Agronegócio, em geral;
▪ Familiarizar-se com a linguagem mais formal dos relatórios setoriais e dos artigos de negócio;
▪ Favorecer atitudes de valorização das informações sobre o setor no qual atua.
Equipe do Desafio Sebrae
Comentários
Postar um comentário