Pular para o conteúdo principal

NATUREZA X CAPITALISMO = AQUECIMENTO GLOBAL.

No mundo ocidental, a reflexão sobre a relação homem-natureza tem sido trilhada por uma oposição entre essas duas instâncias. A nossa civilização aprendeu a separar o natural do social, a selvageria da civilização, a barbárie da órdem e do progresso. Assim, realizou-se um afastamento da desordem e do caos da natureza, caminhando para um mundo regido por regras, controles e conhecimentos comandados pelo homem. Caminhou-se, seguramente, para uma separação do homem em relação à natureza no plano do pensamento e evolução da teoria e do conhecimento científico.

A partir do século XVIII, passamos a ter uma visão histórica e material dos usos dos recursos naturais claramente definidas. Entretanto, Com o regime capitalista que visa buscar lucro e acumular riquezas, retira-se o possível e o impossível da natureza, quebrando a harmonia natural e os ciclos de formação de tudo. A idéia de que o homem é o dominador e pode fazer o que quizer quando se trata da natureza, sempre refletiu nas suas ações quanto ao seu semelhante: acúmulo de riquezas por um lado e miséria e degradação social e ambiental pelo outro.

Nunca, no passado, a humanidade teve diante de sí a perspectiva do seu próprio extermínio, já que o capitalismo irracional pode nos levar a um desastre de proporções imensuráveis. Além da degradação social, efeito estufa, acúmulo de lixos de toda espécie, inclusive atômico, destruição de florestas, desaparecimento de espécies e redução da diversidade biológica. Vemos a ocorrência de furacões na América Central, Caribe e Sul dos Estados Unidos e chuvas torrenciais e enchentes na Ásia, entre outros. É o resultado da dissociação que o homem promoveu entre ele e a natureza. Não estabeleceu critérios de convivência. E quando temos um protocolo de Quioto, temos grandes Nações que se recusam a aceitá-lo na sua integridade. Não querem deter a sua marcha predatória. Não querem a implementação de energias limpas como a energia solar, porque são de graça. A base do capitalismo está aí, lucro. Portanto, a natureza não só foi fundamental ao desenvolvimento capitalista, ela continua sendo e o será por um longo tempo.

As medidas protecionistas ao meio ambiente ainda são muito tímidas quando comparadas ao desastre que ele sofre à todo momento. Apesar de tudo, acho que a natureza ainda terá que suportar muita degradação até que o "bicho homem" entenda que está extrapolando todos os limites plausíveis, carregando tudo o que está disponível, com muito pouca preocupação com o futuro das suas gerações.

Autorizo a reprodução.
Odilon Euzébio da Silva
Texto de 10/04/2007.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Serial, Ativador do IDM - Internet Download Manager

Desconectado da internet, preencha seu nome, sobrenome e e-mail e cole um dos seriais a baixo. UT13R-7B61S-2RS4F-VW8HE M3EKY-43E5R-8F72Q-6YE5W Indicado: P7TUP-Q27PX-UWT7I-O6U8W Idicado: P7TUP-Q27PX-UWT7I-O6U8W Indicado: SV8SX-FAFRT-0HZGT-6UG7S VLHH3-DOT2L-GWSPV-8R51Y 2F16E-O72OO-FTKQZ-F7ANL 7XKBZ-G5IJL-J4YUG-TMDMD 71GYP-HD5L0-82FI3-CLM2V THVW6-EC16E-5LWIK-72MII LSA8Y-CJDSS-RVNUA-PX41R 1XQBI-1362I-SMN19-6UU4W 2181X-E34PF-5DCTY-8IJSU 8PFHC-XGH8R-HPRKI-OPQRX 8M74P-61O87-W41HY-GOCDB RNM8F-68WC9-NRYDI-X1YOY

Crianças fazendo sexo na internet?

Não estou motivando, e sim repreendendo.

Fazendeiro, Gilson Dantas (Xinguara) morre em acidente de Helicóptero.

  (Imagens do Helicóptero e de Gilson Dantas, em vida).  Fotos-Edmar Brito. O helicóptero do pecuarista  Gilson Roberto Dantas , residente em  Xinguara , caiu   no final da tarde de ontem,  (15)  no município de São Felix do Xingu, numa região de mata, com quatro pessoas a bordo, entre elas estavam o próprio  Gilson  e o piloto  Gerson Nichi . Hoje,  ( 16),  pela manhã os destroços da aeronave foram localizados por outro helicóptero que fazia buscas na região. Informações dão conta que não há sobreviventes do acidente. Uma equipe, por terra, tenta chegar ao local, enquanto um helicóptero da  Fazenda Santa Barbara  dar suporte aéreo.  Gilson havia adquido a aeronave há um ano, com o objetivo de utilizá-la em viagens pelas cidades e fazendas da região, uma forma que ele encontrou de dar mais agilidade e facilidade nos negócios com gado que empreendia diariamente na cidade, onde tinha um escritór...