Pular para o conteúdo principal

Rumo a um mundo sustentável, mudanças são necessárias


POR: Letycia Janot e Maria Fernanda Franco
Nas discussões preparatórias para a Rio+20, que acontecerá no mês de junho no Rio de Janeiro, duas das questões mais importantes que devem ser respondidas são o que é um mundo sustentável e como é possível se chegar lá.
Em 2050, estima-se que seremos 9 bilhões de pessoas no planeta. A maior parte dessas pessoas viverá em mega cidades, que terão perfil demográfico diferente, já que a expectativa de vida continuará crescendo. China, Brasil e Índia estarão entre as quatro maiores economias mundiais junto com os Estados Unidos, uma mudança geopolítica importante.
O WBCSD  (World Business Council of Sustainable Development), uma organização internacional de empresas pelo desenvolvimento sustentável, elaborou um documento chamado Visão 2050, que pretende apontar caminhos e principais mudanças para que nesse ano, uma população de 9 bilhões de pessoas possa viver bem – com oferta suficiente de alimentos, acesso a saneamento básico e a água potável, habitação, mobilidade, saúde e educação em níveis satisfatórios. Isso tudo em um planeta frágil e com recursos finitos.
Para ser possível atingir a esses objetivos, algumas áreas principais foram identificadas, bem como as ações necessárias para termos o ritmo e escala necessários para superar nossos grandes desafios planetários.

Dentre essas ações são apontadas a necessidade de um estilo de vida sustentável, que permeie todas as classes sociais por meio de mudanças comportamentais, a erradicação da pobreza extrema, a criação de novas oportunidades para a parcela da população mais velha, a precificação e internalização do custo da água, do carbono e dos serviços ambientais nos modelos de produção e consumo, construções extremamente eficientes no uso da energia, soluções integradas e universais de transporte urbano, uso de materiais em um ciclo fechado com total aproveitamento e sem geração de resíduos ou necessidade de criação de novos aterros sanitários.
Além disso, a recuperação de áreas degradadas e a proteção de florestas, concomitantes a um modelo de uso da terra que seja mais eficiente e capaz de fornecer mais alimentos utilizando-se de menos recursos naturais (terra e água).
Todas essas mudanças somente serão possíveis dentro de uma mudança no modelo econômico vigente e na forma como medimos hoje a riqueza de um país, sendo necessário ainda uma coordenação global para que tais mudanças possam acontecer em todos os países, mesmo que em ritmos distintos. Para que possamos almejar e caminhar rumo a um mundo sustentável, o primeiro passo é reconhecer a nossa interdependência e responsabilidade compartilhada para que esse mundo se torne possível.

Fonte: style.greenvana.com/2012/rumo-a-um-mundo-sustentavel-mudancas-sao-necessarias/

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Serial, Ativador do IDM - Internet Download Manager

Desconectado da internet, preencha seu nome, sobrenome e e-mail e cole um dos seriais a baixo. UT13R-7B61S-2RS4F-VW8HE M3EKY-43E5R-8F72Q-6YE5W Indicado: P7TUP-Q27PX-UWT7I-O6U8W Idicado: P7TUP-Q27PX-UWT7I-O6U8W Indicado: SV8SX-FAFRT-0HZGT-6UG7S VLHH3-DOT2L-GWSPV-8R51Y 2F16E-O72OO-FTKQZ-F7ANL 7XKBZ-G5IJL-J4YUG-TMDMD 71GYP-HD5L0-82FI3-CLM2V THVW6-EC16E-5LWIK-72MII LSA8Y-CJDSS-RVNUA-PX41R 1XQBI-1362I-SMN19-6UU4W 2181X-E34PF-5DCTY-8IJSU 8PFHC-XGH8R-HPRKI-OPQRX 8M74P-61O87-W41HY-GOCDB RNM8F-68WC9-NRYDI-X1YOY

Crianças fazendo sexo na internet?

Não estou motivando, e sim repreendendo.

Número da ANATEL, Telefone da ANATEL (0800) - Entre em contato com a ANATEL

Você que está cansado de está nas mãos dessas operadoras irresponsáveis, que não te dão os atendimentos devidos... aqui está o número da ANATEL ligue e faça eles te ligarem horas depois e te darem todo o atendimento necessário; Os novos números de contato da ANATEL são: Atedimento normal: 1331 Pessoas com deficiência auditiva,  1332,  De segunda a sexta-feira, nos dias úteis, das 8h às  Contato pelo formulário online, clique no link abaixo: Atendimento On-line NOTÍCIAS SOBRE ANATEL: ---------------------------------------------------------- TCU vai auditar operadoras de celular e Anatel Por que a Banda Larga (ainda) não é de todos Novo Regulamento da Anatel vem defender os direitos do consumidor de telecom Consumidores avaliam qualidade dos serviços de telecomunicação Saiba o que perguntar antes de contratar serviços de telecomunicações Comente via Facebook: