Pular para o conteúdo principal

Luís Fernando Veríssimo conversa com público no Encontro Literário


Elza Lima/SecultUma conversa permeada por um humor intelectual e irônico. Foi assim o bate-papo desta sexta-feira (28) com o escritor gaúcho Luís Fernando Veríssimo no Encontro Literário, dentro da programação da XVI Feira Pan-Amazônica do Livro. Crianças, jovens e adultos lotaram o auditório Dalcídio Jurandir e conheceram um pouco do universo literário de um dos maiores representantes da língua portuguesa.
A dinâmica do encontro foi alterada para oportunizar ao público um maior contato com o escritor. Logo após a apresentação, feita pela jornalista Regina Alves, mediadora do encontro, foram abertas as perguntas à plateia. Apesar do mérito, até os 30 anos Luís Fernando Veríssimo não imaginava que um dia iria se tornar um dos mais populares escritores brasileiros.
A veia humorística não foi herdada do pai, o escritor Érico Veríssimo, mas o contato com outros escritores e os livros influenciou diretamente a inclinação para a escrita. “Nunca pensei que seria jornalista, que seria escritor. Só vim pensar nisso depois de um tempo, mas nasci em uma casa cheia de livros e com um fluxo intenso de escritores, amigos de meu pai. Acho que isso me influenciou indiretamente”, explicou.
Veríssimo também falou sobre a reforma ortográfica, tema ao qual ele dedicou o texto “O gigolô das palavras”, em que faz uma analise, sem perder o tom do humor, sobre as novas regras da língua portuguesa, destacando que “respeitadas algumas regras básicas da Gramática, para evitar os vexames mais gritantes, as outras são dispensáveis. Escrever bem é escrever claro. O importante é comunicar”.
O público não deixou escapar nenhum detalhe da trajetória do escritor. Questionado sobre a ditadura militar, Luís Fernando Veríssimo disse que não escapou à censura, que esmagava a efervescência poética do país, mas conseguiu sobreviver e escrever sobre o militarismo. “Foi um período muito perigoso para os escritores, para quem expunha ideias com clareza”, relembrou.
O escritor, que tem textos adaptados para o cinema e para a dramaturgia brasileira, também estreou seu lado humorístico na televisão. Para ele, a “TV Pirara” foi um programa diferente, de vanguarda, inovador em vários aspectos. “A Comédia da Vida Privada”, série na qual ele trabalhou ao lado dos diretores Guel Arraes e Jorge Furtado, foi outra experiência televisiva, na qual pode exercitar a capacidade para o humor. “Em ambas o cotidiano foi o mote principal, mas com um humor diferente para a época”, ressaltou.
Ao final de quase duas horas e com um público ainda ansioso por mais informações, Veríssimo agradeceu pela participação no Encontro Literário e autografou algumas de suas obras no Ponto do Escritor, onde se formou uma extensa fila de fãs à espera de um autógrafo.
Para o estudante de letras Jonatas Silva, a programação foi um presente para os amantes da literatura que moram em Belém. “Não é sempre que temos aqui um mestre como Luís Fernando Veríssimo. Para mim foi uma experiência única participar desse bate papo”, disse. Neste sábado (29), o Encontro Literário recebe a escritora Martha Medeiros, às 19 horas, no auditório Dalcídio Jurandir do Hangar.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Serial, Ativador do IDM - Internet Download Manager

Desconectado da internet, preencha seu nome, sobrenome e e-mail e cole um dos seriais a baixo. UT13R-7B61S-2RS4F-VW8HE M3EKY-43E5R-8F72Q-6YE5W Indicado: P7TUP-Q27PX-UWT7I-O6U8W Idicado: P7TUP-Q27PX-UWT7I-O6U8W Indicado: SV8SX-FAFRT-0HZGT-6UG7S VLHH3-DOT2L-GWSPV-8R51Y 2F16E-O72OO-FTKQZ-F7ANL 7XKBZ-G5IJL-J4YUG-TMDMD 71GYP-HD5L0-82FI3-CLM2V THVW6-EC16E-5LWIK-72MII LSA8Y-CJDSS-RVNUA-PX41R 1XQBI-1362I-SMN19-6UU4W 2181X-E34PF-5DCTY-8IJSU 8PFHC-XGH8R-HPRKI-OPQRX 8M74P-61O87-W41HY-GOCDB RNM8F-68WC9-NRYDI-X1YOY

Crianças fazendo sexo na internet?

Não estou motivando, e sim repreendendo.

Fazendeiro, Gilson Dantas (Xinguara) morre em acidente de Helicóptero.

  (Imagens do Helicóptero e de Gilson Dantas, em vida).  Fotos-Edmar Brito. O helicóptero do pecuarista  Gilson Roberto Dantas , residente em  Xinguara , caiu   no final da tarde de ontem,  (15)  no município de São Felix do Xingu, numa região de mata, com quatro pessoas a bordo, entre elas estavam o próprio  Gilson  e o piloto  Gerson Nichi . Hoje,  ( 16),  pela manhã os destroços da aeronave foram localizados por outro helicóptero que fazia buscas na região. Informações dão conta que não há sobreviventes do acidente. Uma equipe, por terra, tenta chegar ao local, enquanto um helicóptero da  Fazenda Santa Barbara  dar suporte aéreo.  Gilson havia adquido a aeronave há um ano, com o objetivo de utilizá-la em viagens pelas cidades e fazendas da região, uma forma que ele encontrou de dar mais agilidade e facilidade nos negócios com gado que empreendia diariamente na cidade, onde tinha um escritór...