Em 2013, melhore a sustentabilidade de seus negócios
Um novo ano sempre estimula novas atitudes e mudanças. Para as empresas, não é diferente. Assim, é tempo de desenvolver e aplicar tudo o que sua empresa já pensou para a sustentabilidade de seus negócios. Aqui vão dicas para melhorar os resultados de seus negócios por meio da incorporação de práticas genuínas de sustentabilidade corporativa.
Demonstre comprometimento verdadeiro com práticas sustentáveis: ofereça estruturas certificadas, energeticamente eficientes e com baixo impacto sobre a saúde e o meio ambiente, com redução dos custos operacionais. 95% dos brasileiros disseram ser importante ou muito importante comprar produtos de uma empresa "verde", segundo dados da Penn, Schoen & Berland Associates (2010). Comprove que seus fornecedores respeitam os próprios funcionários e o meio ambiente: o risco de imagem em ter um produto produzido com trabalho semiescravo é alto. Assim, inove: mostre, claramente, a sua política de seleção de fornecedores socioambientalmente responsáveis.
Comunique de forma objetiva e com valor agregado: leve em conta que o cérebro só gasta energia para armazenar o que entender como necessário ou vital. Elimine toda informação que não agregue valor rapidamente percebido.
Crie uma percepção genuína de respeito ao cliente: muitas empresas insistem na imagem de ambientalmente responsável por meio de estratégias equivocadas, que transformam em verdes produtos (ou ações) que não o são.
Ofereça informações para o cliente a decidir melhor: ajude o consumidor a evitar gastos desnecessários e desperdícios! Na pesquisa do Instituto de Pesquisas Market Analysis (2010), 50% dos consumidores afirmaram não acreditar que a comunicação das empresas seja honesta e transparente.
Facilite a vida do consumidor: ofereça informações para que o cliente identifique valor e a preocupação em garantir aspectos como segurança, saúde, qualidade, economia.
Assuma, de fato, um compromisso em defesa do seu cliente: saúde será um tema cada vez forte. A empresa tem de ser percebida como responsável pelo cliente, sua família e as comunidades em que opera. Por exemplo, mostre o trabalho que você faz para reduzir a quantidade de substâncias tóxicas ou perigosas nos produtos que oferece para bebês e crianças.
Pesquise para saber se as ações adotadas são percebidas corretamente: será que o que buscou para gerar diferenciação competitiva sustentável é percebido como gostaria? A única forma de saber isso é perguntando...
Nunca perca de vista que sustentabilidade empresarial significa garantir, de forma ética e responsável, rentabilidade e perenidade para o seu negócio com visões de curto, médio e longo prazos.
Newton Figueiredo é fundador e presidente do Grupo SustentaX, que desenvolve, de forma integrada, o conceito de sustentabilidade empresarial ajudando as corporações a terem seus negócios mais competitivos e sustentáveis, identificando para os consumidores produtos e serviços sustentáveis e desenvolvendo projetos de sustentabilidade para empreendimentos imobiliários.
Fonte: Terra
Demonstre comprometimento verdadeiro com práticas sustentáveis: ofereça estruturas certificadas, energeticamente eficientes e com baixo impacto sobre a saúde e o meio ambiente, com redução dos custos operacionais. 95% dos brasileiros disseram ser importante ou muito importante comprar produtos de uma empresa "verde", segundo dados da Penn, Schoen & Berland Associates (2010). Comprove que seus fornecedores respeitam os próprios funcionários e o meio ambiente: o risco de imagem em ter um produto produzido com trabalho semiescravo é alto. Assim, inove: mostre, claramente, a sua política de seleção de fornecedores socioambientalmente responsáveis.
Comunique de forma objetiva e com valor agregado: leve em conta que o cérebro só gasta energia para armazenar o que entender como necessário ou vital. Elimine toda informação que não agregue valor rapidamente percebido.
Crie uma percepção genuína de respeito ao cliente: muitas empresas insistem na imagem de ambientalmente responsável por meio de estratégias equivocadas, que transformam em verdes produtos (ou ações) que não o são.
Ofereça informações para o cliente a decidir melhor: ajude o consumidor a evitar gastos desnecessários e desperdícios! Na pesquisa do Instituto de Pesquisas Market Analysis (2010), 50% dos consumidores afirmaram não acreditar que a comunicação das empresas seja honesta e transparente.
Facilite a vida do consumidor: ofereça informações para que o cliente identifique valor e a preocupação em garantir aspectos como segurança, saúde, qualidade, economia.
Assuma, de fato, um compromisso em defesa do seu cliente: saúde será um tema cada vez forte. A empresa tem de ser percebida como responsável pelo cliente, sua família e as comunidades em que opera. Por exemplo, mostre o trabalho que você faz para reduzir a quantidade de substâncias tóxicas ou perigosas nos produtos que oferece para bebês e crianças.
Pesquise para saber se as ações adotadas são percebidas corretamente: será que o que buscou para gerar diferenciação competitiva sustentável é percebido como gostaria? A única forma de saber isso é perguntando...
Nunca perca de vista que sustentabilidade empresarial significa garantir, de forma ética e responsável, rentabilidade e perenidade para o seu negócio com visões de curto, médio e longo prazos.
Newton Figueiredo é fundador e presidente do Grupo SustentaX, que desenvolve, de forma integrada, o conceito de sustentabilidade empresarial ajudando as corporações a terem seus negócios mais competitivos e sustentáveis, identificando para os consumidores produtos e serviços sustentáveis e desenvolvendo projetos de sustentabilidade para empreendimentos imobiliários.
Fonte: Terra
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