Pular para o conteúdo principal

Fábulas: O CAVALO DA GUERRA


Nas paragens de um reino formoso, acolhedor, próspero e farto; na estrebaria de um nobre cavaleiro nasceu um potro negro. Seu dono, passando momentaneamente por dificuldades financeiras, procurou um duque amigo e entregou o pequeno cavalo para que o criasse.
O cavalo cresceu, tornando-se forte, bonito e vistoso; porém muito arredio, de modo que não se deixava montar, além de causar muito prejuízos àquele homem, o levando ao descontentamento.
O duque foi ter como o cavaleiro para devolver o animal, pois o militar já havia se restabelecido nas finanças. Ao fazer a entrega, ressaltou que aquilo era uma fera indomável e que ele deveria que ter cuidado ao tratar com ele.
Com toda sua experiência, paciência e técnicas o cavaleiro conseguiu, em pouco tempo, domar o cavalo. Uma vez, levando-o para passear pela cidade, foram vistos pelo nobre, que sentiu saudades do tempo em que vivia com aquela criatura e percebeu ser emocionalmente apegado a ela. Foi então pedir ao amigo a restituição do bucéfalo, porém teve sua solicitação negada:
– Como posso restituí-lo de algo que nunca foi teu, estavas só tomando conta para mim?
– Ora, não esqueças o trabalho e os gastos que tive esses anos todos com ele, além do tempo dedicado em sua criação, desde tenro potro até altaneira maturidade!
– Sabes bem que tu mesmo vieste devolvê-lo, acusando-o de fera e causador de prejuízos; agora o vendo civilizado queres de volta! Esquece que eu também tive o trabalho de domá-lo?
Um magistrado, que tinha amizade pelos dois e que assistira a discussão, propôs a divisão da posse entre eles, repartindo não só as despesas como também o uso cotidiano.
– Não! – disse o duque – Não farei acordos com quem traiu dessa forma nossos laços. Nossa questão se resolve somente no litígio!
– Não estou disposto a dividir o que é meu por direito com alguém tão inconstante! – retrucou o cavaleiro.
Em seguida foi declarada uma (longa) guerra entre os dois nobres; fato que trouxe fealdade, hostilidade, pobreza e fome para toda aquela região. Contudo o que os inimigos jamais perceberam, foi que no dia após a contenda, o cavalo, espantado com a agitação dos preparativos da peleja, fugiu e nunca mais foi visto.

Moral: A conciliação é a melhor forma de resolução, evita transtornos, inimizades e destruição; só abra mão dela se não houver outra opção.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Serial, Ativador do IDM - Internet Download Manager

Desconectado da internet, preencha seu nome, sobrenome e e-mail e cole um dos seriais a baixo. UT13R-7B61S-2RS4F-VW8HE M3EKY-43E5R-8F72Q-6YE5W Indicado: P7TUP-Q27PX-UWT7I-O6U8W Idicado: P7TUP-Q27PX-UWT7I-O6U8W Indicado: SV8SX-FAFRT-0HZGT-6UG7S VLHH3-DOT2L-GWSPV-8R51Y 2F16E-O72OO-FTKQZ-F7ANL 7XKBZ-G5IJL-J4YUG-TMDMD 71GYP-HD5L0-82FI3-CLM2V THVW6-EC16E-5LWIK-72MII LSA8Y-CJDSS-RVNUA-PX41R 1XQBI-1362I-SMN19-6UU4W 2181X-E34PF-5DCTY-8IJSU 8PFHC-XGH8R-HPRKI-OPQRX 8M74P-61O87-W41HY-GOCDB RNM8F-68WC9-NRYDI-X1YOY

Crianças fazendo sexo na internet?

Não estou motivando, e sim repreendendo.

Número da ANATEL, Telefone da ANATEL (0800) - Entre em contato com a ANATEL

Você que está cansado de está nas mãos dessas operadoras irresponsáveis, que não te dão os atendimentos devidos... aqui está o número da ANATEL ligue e faça eles te ligarem horas depois e te darem todo o atendimento necessário; Os novos números de contato da ANATEL são: Atedimento normal: 1331 Pessoas com deficiência auditiva,  1332,  De segunda a sexta-feira, nos dias úteis, das 8h às  Contato pelo formulário online, clique no link abaixo: Atendimento On-line NOTÍCIAS SOBRE ANATEL: ---------------------------------------------------------- TCU vai auditar operadoras de celular e Anatel Por que a Banda Larga (ainda) não é de todos Novo Regulamento da Anatel vem defender os direitos do consumidor de telecom Consumidores avaliam qualidade dos serviços de telecomunicação Saiba o que perguntar antes de contratar serviços de telecomunicações Comente via Facebook: