Pular para o conteúdo principal

Desvendado o mistério da estátua egípcia que gira sozinha

A estátua Neb Senu, datada de 1800 a.C e encontrada na tumba da uma múmia egípcia, ficou famosa mundialmente por conta do misterioso movimento que realizava sozinha dentro da caixa de vidro em que estava exposta. A rotação de 180 graus foi capturada pelas câmeras de vídeo do Museu de Manchester, na Inglaterra, onde a peça se encontra há oito anos.
As imagens da movimentação da estátua de 25 cm de altura, talhada em pedra serpentina, percorreram o mundo, e diversas teorias foram criadas para tentar explicar o que poderia estar provocando os movimentos. Chegou-se até a cogitar que forças do passado do Antigo Egito estariam agindo sobre a estátua.

Depois de muita especulação, surgiu, recentemente, uma explicação satisfatória para os movimentos de Neb Senu. De acordo com o especialista Steve Gosling, que acompanhou detalhadamente e exaustivamente a rotação da estátua durante 24 horas, a conclusão é a seguinte: "a vibração detectada na estátua é uma combinação de diferentes fontes, como ônibus que trafegam nas áreas próximas ao museu e também as pisadas das pessoas nas ruas de intenso movimento", disse Gosling à produção do programa de televisão britânico "Mistery Map", que acompanhou o experimento.

Aparentemente, a estátua é mais suscetível à vibração externa (por isso que apenas ela se move, o que não ocorre com as outras peças do museu) por causa da forma convexa da sua base. A "ponta do iceberg" que permitiu desvendar este mistério foi a rotina diária dos seus movimentos: a estranha "dança" de Neb Senu começava às sete da manhã e seu pico de atividade ocorria às sete da noite. Em seguida, o ritmo diminuía até a meia-noite, quando ela parava suas movimentações. Ou seja, a peça se mexe de acordo com a intensidade dos movimentos do trânsito e das pessoas de Manchester.

Veja o vídeo:


Fonte: The History

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Serial, Ativador do IDM - Internet Download Manager

Desconectado da internet, preencha seu nome, sobrenome e e-mail e cole um dos seriais a baixo. UT13R-7B61S-2RS4F-VW8HE M3EKY-43E5R-8F72Q-6YE5W Indicado: P7TUP-Q27PX-UWT7I-O6U8W Idicado: P7TUP-Q27PX-UWT7I-O6U8W Indicado: SV8SX-FAFRT-0HZGT-6UG7S VLHH3-DOT2L-GWSPV-8R51Y 2F16E-O72OO-FTKQZ-F7ANL 7XKBZ-G5IJL-J4YUG-TMDMD 71GYP-HD5L0-82FI3-CLM2V THVW6-EC16E-5LWIK-72MII LSA8Y-CJDSS-RVNUA-PX41R 1XQBI-1362I-SMN19-6UU4W 2181X-E34PF-5DCTY-8IJSU 8PFHC-XGH8R-HPRKI-OPQRX 8M74P-61O87-W41HY-GOCDB RNM8F-68WC9-NRYDI-X1YOY

Crianças fazendo sexo na internet?

Não estou motivando, e sim repreendendo.

Fazendeiro, Gilson Dantas (Xinguara) morre em acidente de Helicóptero.

  (Imagens do Helicóptero e de Gilson Dantas, em vida).  Fotos-Edmar Brito. O helicóptero do pecuarista  Gilson Roberto Dantas , residente em  Xinguara , caiu   no final da tarde de ontem,  (15)  no município de São Felix do Xingu, numa região de mata, com quatro pessoas a bordo, entre elas estavam o próprio  Gilson  e o piloto  Gerson Nichi . Hoje,  ( 16),  pela manhã os destroços da aeronave foram localizados por outro helicóptero que fazia buscas na região. Informações dão conta que não há sobreviventes do acidente. Uma equipe, por terra, tenta chegar ao local, enquanto um helicóptero da  Fazenda Santa Barbara  dar suporte aéreo.  Gilson havia adquido a aeronave há um ano, com o objetivo de utilizá-la em viagens pelas cidades e fazendas da região, uma forma que ele encontrou de dar mais agilidade e facilidade nos negócios com gado que empreendia diariamente na cidade, onde tinha um escritór...