Pular para o conteúdo principal

Universidade Federal do Piauí atuará em ações de proteção ao tatu-bola

tatu-bola da reserva serra das almas (Foto: Associação Caatinga/Divulgação)A Universidade Federal do Piauí irá atuar no plano nacional para a preservação do tatu-bola, projeto aprovado pelo instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio). O campus universitário de Bom Jesus, no Sul do estado, ficará diretamente responsável pelas ações já que está situado em uma área de potencial ocorrência da espécie. O tatu-bola foi escolhido como mascote da Copa do Mundo de 2014 e recebeu o nome de fuleco.

"Temos um papel fundamental para a ampliação de conhecimentos sobre o tatu-bola, assim como auxiliar no diálogo e conscientização das pessoas para a conservação da caatinga e das espécies de plantas e bichos que nela habitam", disse a professora Lilian Catenacci, professora da disciplina de clínica, criação e manejo de animais silvestres e bem-estar animal do curso de medicina veterinária da UFPI.

Segundo Lilian, uma das maiores ameaças para o animal é o desmatamento e a caça ilegal da espécie, associado ao baixo conhecimento científico nas populações em vida livre.

O tatu-bola vive entre as áreas de cerrado e da caatinga, na região Nordeste, e, por causa da ação de caçadores, está cada vez mais difícil encontrá-lo na natureza. Nos últimos 10 anos, a espécie diminuiu pela metade, vítima dos desmatamentos, das queimadas e da caça. No estado é comum a caça do animal para virar receita culinária. Na divisa entre o Piauí e o Ceará, na Serra das Almas, integrantes da Associação Caatinga tentam conscientizar a população para impedir a caça ao animal.

O Plano de Ação Nacional para Conservação do Tatu-bola tem como objetivo redução do risco de extinção de Tolypeutes tricinctus para a categoria vulnerável e avaliação adequada do estado de conservação da espécie.

O PAN é composto por um objetivo geral, seis objetivos específicos e 38 ações. A coordenação caberá ao Centro Nacional de Pesquisa e Conservação da Biodiversidade do Cerrado e Caatinga (CECAT); a coordenação executiva à Associação Caatinga, e a supervisão à Coordenação Geral de Manejo para Conservação (CGESP).

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Serial, Ativador do IDM - Internet Download Manager

Desconectado da internet, preencha seu nome, sobrenome e e-mail e cole um dos seriais a baixo. UT13R-7B61S-2RS4F-VW8HE M3EKY-43E5R-8F72Q-6YE5W Indicado: P7TUP-Q27PX-UWT7I-O6U8W Idicado: P7TUP-Q27PX-UWT7I-O6U8W Indicado: SV8SX-FAFRT-0HZGT-6UG7S VLHH3-DOT2L-GWSPV-8R51Y 2F16E-O72OO-FTKQZ-F7ANL 7XKBZ-G5IJL-J4YUG-TMDMD 71GYP-HD5L0-82FI3-CLM2V THVW6-EC16E-5LWIK-72MII LSA8Y-CJDSS-RVNUA-PX41R 1XQBI-1362I-SMN19-6UU4W 2181X-E34PF-5DCTY-8IJSU 8PFHC-XGH8R-HPRKI-OPQRX 8M74P-61O87-W41HY-GOCDB RNM8F-68WC9-NRYDI-X1YOY

Crianças fazendo sexo na internet?

Não estou motivando, e sim repreendendo.

Fazendeiro, Gilson Dantas (Xinguara) morre em acidente de Helicóptero.

  (Imagens do Helicóptero e de Gilson Dantas, em vida).  Fotos-Edmar Brito. O helicóptero do pecuarista  Gilson Roberto Dantas , residente em  Xinguara , caiu   no final da tarde de ontem,  (15)  no município de São Felix do Xingu, numa região de mata, com quatro pessoas a bordo, entre elas estavam o próprio  Gilson  e o piloto  Gerson Nichi . Hoje,  ( 16),  pela manhã os destroços da aeronave foram localizados por outro helicóptero que fazia buscas na região. Informações dão conta que não há sobreviventes do acidente. Uma equipe, por terra, tenta chegar ao local, enquanto um helicóptero da  Fazenda Santa Barbara  dar suporte aéreo.  Gilson havia adquido a aeronave há um ano, com o objetivo de utilizá-la em viagens pelas cidades e fazendas da região, uma forma que ele encontrou de dar mais agilidade e facilidade nos negócios com gado que empreendia diariamente na cidade, onde tinha um escritór...