Pular para o conteúdo principal

SECA: Se em Parauapebas, seria problema de gestão

Está em evidência a crise hídrica que vem atingindo algumas regiões do sudeste, especialmente, São Paulo. Alguns, movidos pela força noticial e midiática resumem-se em dizer que o problema está na falta de gestão e investimentos do estado (para atacar ou favorecer algum candidato), o que também tem uma parcela de influencia, mas a real consequência disso vem de fatores conjuntos desde problemas estruturais,  fenômenos naturais e a má localização hídrica (maioria da população fica localizada na cabeceira do rio Tietê, onde o rio tem menos água). Ao pesquisarmos podemos notar que alguns especialistas chegam a reafirmar isto.

Nossa região, Parauapebas, é  hidrograficamente bem localizada como já citado em um artigo anterior ( pode ser constado por qualquer cidadão ). Outro fator que garante o equilíbrio hídrico da região é a grande flora que ela comporta, a Floresta de Carajás, que garante a formação de riachos em seu interior, fortalecimento dos lençóis freáticos, desaguando no Rio Parauapebas criando assim um ciclo hídrico interruptível. Diferentemente da região citada na abertura, o município é situado em toda a sua extensão, ao lado do Rio Parauapebas, além de ser interrompidos ao meio por pelo menos três riachos, perenes, que escoam para o rio, rio este usado para captação de água, podemos concluir que recursos hídricos não é o problema.

 Mesmo com as vantagens geográficas citada, Parauapebas vem sofrendo alguns desconfortos em relação ao abastecimento hídrico como:  falta d'agua para as atividades domésticas e comerciais, sucessivamente todos os dias em muitos bairros. Os riachos envolvem a parte interna e externa do município, porém não preservados e ecologicamente precários, onde seus mananciais são ignorados no âmbito preservacionista e suas margens (matas ciliares) são devastadas, em especial, por iniciativas imobiliárias, as mesmas protegidas por lei. 

A incapacidade do município em abastecer toda a população com água potável vem sendo duramente criticado há anos, uma das razões foi não planejamento quando principiou e a segunda é a não priorização atual para coibir esse problema.


A Seca em Parauapebas é uma das possibilidades não aplicável, mas a falta de diligência para tornar a água um bem comum, zelável, reaproveitável e preservada é evidente. A responsabilidade fica a mercê apenas dos que se auto conscientizam (que são poucos) assim acarretando a degradação/poluição/deterioração dos nossos recursos naturais.



Jorge Clésio, Acadêmico de Eng. De Produção e ADMIN do Grupo Eu Amo Parauapebas.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Serial, Ativador do IDM - Internet Download Manager

Desconectado da internet, preencha seu nome, sobrenome e e-mail e cole um dos seriais a baixo. UT13R-7B61S-2RS4F-VW8HE M3EKY-43E5R-8F72Q-6YE5W Indicado: P7TUP-Q27PX-UWT7I-O6U8W Idicado: P7TUP-Q27PX-UWT7I-O6U8W Indicado: SV8SX-FAFRT-0HZGT-6UG7S VLHH3-DOT2L-GWSPV-8R51Y 2F16E-O72OO-FTKQZ-F7ANL 7XKBZ-G5IJL-J4YUG-TMDMD 71GYP-HD5L0-82FI3-CLM2V THVW6-EC16E-5LWIK-72MII LSA8Y-CJDSS-RVNUA-PX41R 1XQBI-1362I-SMN19-6UU4W 2181X-E34PF-5DCTY-8IJSU 8PFHC-XGH8R-HPRKI-OPQRX 8M74P-61O87-W41HY-GOCDB RNM8F-68WC9-NRYDI-X1YOY

Crianças fazendo sexo na internet?

Não estou motivando, e sim repreendendo.

Número da ANATEL, Telefone da ANATEL (0800) - Entre em contato com a ANATEL

Você que está cansado de está nas mãos dessas operadoras irresponsáveis, que não te dão os atendimentos devidos... aqui está o número da ANATEL ligue e faça eles te ligarem horas depois e te darem todo o atendimento necessário; Os novos números de contato da ANATEL são: Atedimento normal: 1331 Pessoas com deficiência auditiva,  1332,  De segunda a sexta-feira, nos dias úteis, das 8h às  Contato pelo formulário online, clique no link abaixo: Atendimento On-line NOTÍCIAS SOBRE ANATEL: ---------------------------------------------------------- TCU vai auditar operadoras de celular e Anatel Por que a Banda Larga (ainda) não é de todos Novo Regulamento da Anatel vem defender os direitos do consumidor de telecom Consumidores avaliam qualidade dos serviços de telecomunicação Saiba o que perguntar antes de contratar serviços de telecomunicações Comente via Facebook: